Saúde

30% dos idosos se imunizaram contra a gripe em BH: ‘Vacinem o quanto antes’

Cobertura vacinal recomendada para o público com 60 anos ou mais é de 90%

Por Vitor Fórneas
Publicado em 23 de abril de 2024 | 16:16
 
 
 
normal

Belo Horizonte vacinou 30% dos idosos contra a gripe. No total, cerca de 140 mil pessoas, a partir de 60 anos, receberam o imunizante no primeiro mês de campanha. A prefeitura faz um apelo para que mais idosos procurem os centros de saúde, os postos extras e as drogarias parceiras, visto que o recomendado pelo Ministério da Saúde é de, pelo menos, 90% de cobertura vacinal.

"O recomendável é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário se vacinem o quanto antes, para já estarem protegidas quando aumentar a circulação do vírus da gripe", alertou o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias. 

O gestor ressaltou que a prefeitura está ampliando os locais de vacinação, justamente para facilitar o acesso da população. Além dos idosos, veja qual é o público prioritário que está apto a ser imunizado contra a gripe:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias),
  • Trabalhadores da saúde,
  • Gestantes e puérperas,
  • Professores dos ensinos básico e superior, e
  • Pessoas com doenças crônicas. 

É preciso apresentar o documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacina no momento da imunização. Para alguns dos grupos prioritários há ainda exigência de comprovar a função exercida e também a condição de saúde.

Clique aqui para conferir a relação de todos os grupos contemplados para receber a vacina, além dos endereços e horários dos locais de imunização.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!