CORRIDA ELEITORAL

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos em Goiânia, Cuiabá e Campo Grande

Confira quem são os nomes colocados na disputa pela três capitais da região Centro-Oeste

Por Renato Alves
Publicado em 05 de maio de 2024 | 06:42
 
 
 
normal

A cinco meses do primeiro turno das eleições de 2024, o cenário eleitoral começa a se formar nas principais cidades brasileiras. Nas três capitais da região Centro-Oeste, as pré-candidaturas desenham suas estratégias, atrás de apoios. 

Alguns nomes são dados como certos na corrida eleitoral deste ano. Mas o quadro ainda pode mudar, pois os partidos têm até 5 de agosto para definir quem serão os candidatos a prefeito e vereador em todos os municípios do país.

Confira quem são os pré-candidatos em Goiânia

A deputada federal Adriana Accorsi (PT) foi a primeira a anunciar a pré-candidatura em Goiânia. Ela é a aposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente nacional do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), na capital goiana. Advogada de formação, foi delegada da Polícia Civil de Goiás e é vice-líder do bloco do governo na Câmara. Participou da corrida eleitoral em Goiânia em 2020, quando terminou na terceira posição.

Já o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o deputado federal Gustavo Gayer (PL). Assim como Adriana, disputou a eleição municipal em 2020 e foi derrotado. Em 2024, Gayer vai disputar votos da direita com o ex-deputado federal Sandro Mabel (União Brasil). O empresário foi lançado pelo governador do Estado, Ronaldo Caiado (União Brasil), como pré-candidato a prefeito por seu partido. Mabel preside a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

O também empresário Leonardo Rizzo é o candidato do Novo. Ele comanda uma imobiliária na capital de Goiás e é ex-presidente do Vila Nova, popular time de futebol do Estado. Concorreu ao Senado nas eleições de 2022, obtendo pouco mais de 1% dos votos. Já o jornalista Matheus Ribeiro (PSDB) anunciou sua pré-candidatura à prefeitura de Goiânia com a bênção de Marconi Perillo, ex-governador e atual presidente nacional do partido. 

Outro nome da direita na corrida pela prefeitura de Goiânia é Vanderlan Cardoso (PSD). O senador por Goiás anunciou a pré-candidatura ao lado do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Com forte atuação política no Estado, Vanderlan é empresário no ramo de alimentos. É a terceira vez que tenta se eleger prefeito de Goiânia.

Rogério Cruz (Republicanos), que foi eleito vice-prefeito na chapa com Maguito Vilela em 2020, assumiu a Prefeitura de Goiânia após a morte do titular por complicações da infecção por Covid-19. Radialista e pastor evangélico, ele se apresenta como pré-candidato à reeleição como prefeito.

Confira quem são os pré-candidatos a prefeito de Cuiabá

Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Eduardo Botelho, que está no segundo mandato consecutivo, se apresenta como o pré-candidato do União Brasil na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. Ele ainda busca a bênção do governador Mauro Mendes (União Brasil) e de outros caciques do partido.

O deputado federal Abílio Brunini se coloca como o nome do PL na corrida eleitoral cuiabana, mas o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro ainda não fez um anúncio oficial.

O médico Lúdio Cabral (PT), que também está no segundo mandato seguido de deputado estadual, é o provável cabeça de chapa da federação que agrega também o PV e o PCdoB. Já disputou, sem sucesso, eleições para prefeito de Cuiabá e governador do Mato Grosso.

Professor, José Roberto Stopa (PV), vice-prefeito de Cuiabá, se coloca pré-candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições 2024, mas a federação PT-PV-PCdoB ainda vai definir quem vai para a disputa da prefeitura. 

Confira quem são os pré-candidatos a prefeito de Campo Grande

A prefeita Adriane Lopes (PP) tenta a reeleição. Em 2020, ela foi eleita como vice de Marquinhos Trad (PSD), que renunciou ao mandato em 2022 para disputar o governo do Mato Grosso do Sul. 

Outro candidato é o ex-prefeito de Campo Grande e ex-governador do Estado André Puccinelli (MDB). Além de político, Puccinelli é médico e produtor rural.  Em 2017 e em 2018, ele foi preso preventivamente pela Polícia Federal (PF) durante as investigações da operação Lama Asfáltica. 

A ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil) também está na disputa. Ela foi eleita vereadora de Campo Grande em 2008. Nas eleições de 2014, foi eleita vice-governadora na chapa com Reinaldo Azambuja (PSDB). Já no pleito de 2018, foi eleita deputada federal. Atualmente comanda a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

O pré-candidato do PL é o ex-deputado estadual Rafael Tavares, com aval do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eleito em 2022 pelo PRTB, ele teve o mandato cassado no começo de março de 2024, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manter decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) em que anulou os votos recebidos pelo PRTB por “abuso de poder e fraude na cota de gênero nas eleições de 2022”.

Capitão Contar (PRTB), que fez carreira como oficial do Exército e se aproximou de Bolsonaro após ser eleito deputado estadual pelo PSL em 2018, também quer ser prefeito de Campo Grande. Em 2022, disputou o 2º turno da eleição para governador do Mato Grosso do Sul, mas perdeu para Eduardo Riedel (PSDB).

A deputada federal Camila Jara deve ser confirmada como candidata do PT. Em 2020, ela foi eleita vereadora de Campo Grande, sendo a parlamentar mais jovem da Casa, e a única mulher. Dois anos depois se elegeu deputada federal. 

Secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, filiou-se recentemente ao PSD com a intenção de se candidatar a prefeito de Campo Grande. O partido, no entanto, anunciou apoio à pré-candidatura do deputado federal Beto Pereira (PSDB). Mas a manutenção do acordo depende do desempenho em pesquisas. Beto ainda conta com apoio do PSB, Podemos, Republicanos e Cidadania.


 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!