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O jornalista na sociedade digital

Transformações da prática na sociedade em transformação digital

Por Edna Gambôa Chimenes
Publicado em 07 de abril de 2024 | 07:00
 
 
 
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7 de abril é o Dia do Jornalista! E é inevitável refletirmos sobre o papel destes profissionais na sociedade digital, frente a tantas ferramentas que mudam, constantemente, a forma de vincular e disseminar as informações.

Na atualidade, o profissional de jornalismo atua em diferentes frentes, tendo a possibilidade de desenvolver atividades de assessoria de imprensa, assessoria de comunicação, atuar em TV, rádio, jornal impresso, web e mídias digitais. Mas acima de todas essas possibilidades, este profissional, em especial pela constante transformação dos meios de comunicação, precisa conseguir pensar além do óbvio, do que já está pré-estabelecido.

A função social do jornalista dentro de uma comunidade ou da sociedade em geral é de grande importância, já que, difunde ideias, fatos e informações, sempre com clareza, objetividade e rapidez, buscando sintetizar, muitas vezes em apenas uma frase, tudo aquilo que precisa ser transmitido. Além disso, por meio da informação, promove a reflexão, a crítica e promove debates.

Porém, mais do que a prática da redação de jornal, revista, rádio e televisão, trata-se de um profissional que precisa desenvolver uma consciência da cidadania, conhecimento sobre semiótica, ética, respeito, divulgação científica; compreender a diversidade em suas várias expressões. É preciso aprender a ouvir o outro e procurar os dois (três ou quatro) lados de uma mesma história.

Na sociedade digital, o jornalista ainda precisa desenvolver a capacidade de realizar uma boa distribuição dos produtos jornalísticos, para a construção de uma informação correta, objetiva e de qualidade. E que, além disso, obedeça aos critérios de credibilidade que agregam relevância à informação.

O cenário anterior do jornalismo, estabelecido por jornais impressos, revistas e transmissões televisivas e de rádio, agora passa a ser um grande e complexo ecossistema digital. É fato que a internet democratizou o acesso à informação, mas isso também transformou a maneira como os jornalistas trabalham, já que precisam atender aos formatos acessados pela sociedade.

No novo cenário, o trabalho de um jornalista não é apenas o de contar uma história, mas também de entender as variantes da era digital, buscando o meio e as ferramentas mais adequadas, navegando pelos desafios e as oportunidades que vão surgindo.

Portanto, mais do que retratar o jornalista na sociedade digital, esta é uma data que deve trazer a conscientização do quão importante é este personagem na área da comunicação. Estes que buscam informações, apuram acontecimentos, traduzem questões burocráticas para a linguagem cotidiana. Escrevem diariamente, informando a sociedade acerca dos mais diferentes assuntos, gerando reflexão e auxiliando na formação de um cidadão mais informado, crítico e consciente.

Neste dia, agradecemos a cada apuração, investigação e divulgação.E que todos, independentemente da profissão, sejam um pouco jornalistas em seu dia a dia, no sentido de terem um olhar mais crítico sobre os fatos, complementando suas opiniões com diferentes leituras e pontos de vista; estejam abertos a ouvir, dialogar, criticar, duvidar, ponderar, desapegando de suas certezas.

Assim, além de qualquer fake news ou desinformação, saudamos os jornalistas... os bons jornalistas! E todo o trabalho para colaborar com a construção de uma sociedade informada, utilizando cada ferramenta digital como uma aliada, nesta luta pela boa informação.

(*) Edna Gambôa Chimenes é graduada em Letras, Pedagogia e Tecnologia em Comunicação Institucional, mestre em Estudos de Linguagens e tutora dos cursos de Pós-Graduação na Área de Comunicação do Centro Universitário Internacional Uninter.

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