Opinião

Reflexões sobre avanços necessários na educação

Resultado do Pisa sobre o ensino brasileiro e abordagem Steam

Por Catarina Lutero Mendes
Publicado em 05 de abril de 2024 | 07:10
 
 
 
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Há décadas, o sistema de ensino brasileiro sofre questionamentos sobre a qualidade, a inclusão e o acesso a novas abordagens que promovam uma educação de qualidade. No centro dessa discussão, está a necessidade da formação de professores e ferramentas que estimulem a criatividade e o raciocínio do estudante. São desafios significativos em relação ao desempenho dos alunos, principalmente em matemática, conforme evidenciado pelos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). 

Os últimos números do Pisa revelam uma posição desfavorável do Brasil em comparação com outros países. Apenas 1% dos alunos brasileiros tiveram nota 5 ou 6 em matemática, consideradas ideais. Dos 10.798 brasileiros de 599 escolas que fizeram o teste internacional, 27% tiveram pelo menos o nível 2 de proficiência, contra 69% da média da OCDE e 85% dos países de melhor ensino. Portanto, 73% ficaram abaixo do nível mínimo, considerado necessário ao uso dos conceitos matemáticos para resolver problemas cotidianos. 

O desempenho ruim dos alunos nessa área de conhecimento sinaliza a necessidade urgente de abordagens inovadoras para transformar o cenário educacional. Uma abordagem que pode contribuir para reverter essa tendência é a Steam – que integra o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática por meio de metodologias ativas.

Os resultados do Pisa destacam a importância de repensar as estratégias de ensino em matemática no Brasil. A abordagem Steam, ao integrar disciplinas e promover a aprendizagem ativa, pode oferecer soluções inovadoras para esses desafios. Ao trabalhar a interdisciplinaridade, incorporando não apenas a matemática, mas também ciências, tecnologia, engenharia e artes, a abordagem proporciona uma aprendizagem prática e contextualizada, em que os alunos são incentivados a aplicar conceitos dessas áreas do conhecimento, de forma integrada, em situações do mundo real.

Em muitas escolas brasileiras e mundiais, os resultados positivos mostram que a abordagem Steam é uma aliada do professor e do aluno no ensino da matemática, das ciências e de áreas que potencializam o raciocínio do estudante.

Há dois anos, a Fundação ArcelorMittal está construindo, junto a parceiros, a implementação do Steam em salas de aulas de escolas públicas e privadas. A formação de professores para o uso dessa abordagem está resultando em experiências bem-sucedidas e mostrando que encontrar alternativas para reverter o quadro de baixa performance dos alunos em matemática e outras disciplinas é possível. E fomos além: criamos o Prêmio Nacional Liga Steam, para que todos possam compartilhar aprendizados e vivências, reconhecendo projetos e ideias que vêm de diferentes universos brasileiros.

Em um mundo em que a tecnologia e inovação estão cada vez mais presentes, desde as simples tarefas diárias até as reivindicações de mercado de trabalho, a importância de uma formação em que áreas de conhecimento sejam complementares, como ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, traduz a urgência de esforço e mobilização social e política.

Oferecer oportunidades de aprendizado com diferentes abordagens e métodos, visando aprimorar o conhecimento e desenvolvimento de raciocínio, vai também ao encontro da democratização de um ensino de qualidade.

Catarina Lutero Mendes
Analista de investimento social da Fundação ArcelorMittal

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