História

Um goleador deixa o campo

Fatos e curiosidades sobre o VW Gol, que chega ao fim de seu ciclo depois de 42 anos

Por Raimundo Couto
Publicado em 30 de novembro de 2022 | 00:01
 
 
 
normal

O projeto do VW Gol começou em 1976 e foi desenvolvido levando em conta as condições de uso no País, tendo como base pilares como a resistência, economia, durabilidade e capacidade para levar cinco pessoas. A partir dele, inúmeras versões e variantes diferentes, com propostas, nomes e preços totalmente distintos, vieram a cativar o brasileiro. Tantas são as curiosidades sobre o carro que decidimos separar os fatos mais importantes da sua trajetória.

- O Gol foi lançado para imprensa em 08 de maio de 1980

-É o modelo de produção mais longeva da indústria automotiva

-O Gol não é fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP) e sim em Taubaté, no Vale do Paraíba

-Essa fábrica foi inaugurada em 1976, ano que o modelo começou a ser projetado

-Quando chegou ao mercado há 42 anos, apesar de seu moderno em relação a espaço interno e linhas diferenciadas, ele não agradou

-Seu motor inicialmente era o mesmo que equipava o VW-Fusca, de 1.3 litros, refrigerado a ar e câmbio de 04 marchas

-No ano seguinte ao de seu lançamento ganhou um motor mais potente de 1.6 litros, mas seguiu devendo porque ainda tinha refrigeração a ar e era o mesmo da Kombi.

-Mas ainda assim começa a cair no gosto do brasileiro, dois anos depois já tinham sido produzidas 100 mil unidades do modelo

-Junto a esta marca histórica para a época, a vida do Gol começou a mudar ao receber o novo motor 1.6 litros, com refrigeração liquida e câmbio de 5 marchas

-No fim de 1984 chegou a versão que ajudou a levantar a imagem do Gol, a GT, com motorização de 1.8 litros

-Em 1987 chegou ao mercado um modelo ainda mais equipado, o GTS.

-Dois anos depois a VW inovou ao lançar o primeiro automóvel com injeção eletrônica, o muito desejado na ocasião, o GTI, que trazia bancos Recaros.

.-São números impressionantes que o Gol traz em sua história, com dez anos em produção já havia batido o recorde de 1 milhão de unidades

-No ano de 1994 o Gol ganha nova carroceria e é apelidado de “Bolinha”.

-A terceira geração do modelo chegou em 1999, o Gol G3.

-Demorou para um novo modelo que só veio acontecer em 2006

-A mudança mais radical veio em 2008, com a chegada da quinta geração, quando o motor passou da posição longitudinal para a transversal, e a cabine melhorou muito.

-Desde então, o Gol recebeu três leves reestilizações (em 2012, 2016 e 2018) e ganhou novo fôlego com o câmbio automático, que passou a equipar o modelo no fim de 2018.

-O Gol é o modelo nacional que por mais tempo liderou o mercado, 27 anos consecutivos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!