AJUDA

Lula, Lira e Pacheco vão ao RS anunciar medidas em função dos estragos dos temporais

Lula e os presidentes da Câmara e do Senado vão se encontrar com o governador gaúcho neste domingo (5) para prestar solidariedade e anunciar medidas

Por Renato Alves
Publicado em 05 de maio de 2024 | 08:45
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na Base Aérea de Brasília na manhã deste domingo (5) rumo ao Rio Grande do Sul. Ele seguiu acompanhado de ministros  e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A comitiva vai se encontrar com o governador, Eduardo Leite (PSDB), e apresentar medidas para mitigar os efeitos dos temporais.

No sábado (4), Leite disse que o Rio Grande do Sul precisaria de um novo “Plano Marshall”, em referência ao plano dos Estados Unidos para reconstrução de países aliados após a Segunda Guerra Mundial. Conforme o mais recente balanço, 55 pessoas morreram por causa dos temporais da última semana. Com isso, o número de vítimas superou o total da última tragédia ambiental do Estado, em setembro de 2023, quando houve 54 óbitos.

A comitiva de Lula deve chegar ao Rio Grande do Sul por volta das 11h deste domingo. Os ministros Paulo Pimenta (Comunicação) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) chegaram ao Estado no sábado (4). O governo federal montou um escritório de monitoramento para acompanhar a evolução da crise. A prioridade é o resgate de pessoas em áreas de risco e a assistência aos que estão em abrigos.

Lula esteve no RS na quinta-feira (2)

O presidente e uma comitiva de ministros visitaram o Rio Grande do Sul na quinta-feira (2). Durante sua estadia no estado, após uma reunião com o governador Eduardo Leite, o presidente destacou que a prioridade absoluta neste momento é "salvar vidas".

"Num primeiro momento, nossa única tarefa é salvar vidas, cuidar das pessoas. Num segundo momento, precisaremos avaliar os danos e, a partir daí, buscar os recursos necessários para reparar esses estragos", acrescentou o presidente, expressando solidariedade ao povo gaúcho e às famílias das vítimas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!