REPACTUAÇÃO DE MARIANA

Luísa Barreto acusa ministro de Lula de fugir de diálogo sobre acordo de Mariana

Mineradoras ofereceram R$ 90 bilhões para as medidas reparatórias, mas União e governo capixaba recusaram; Zema fala em negociação

Por Mariana Cavalcanti
Publicado em 04 de maio de 2024 | 16:17
 
 
 
normal

A secretária de Planejamento de Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, afirmou que o estado está tendo dificuldades de dialogar com o Governo Federal sobre a proposta da Vale de repactuação do desastre de Mariana. Tanto a secretária quanto o governador Romeu Zema defendem que a proposta “permite avançar as negociações”, apesar de admitirem discordâncias das mineradoras em diversos pontos. A União, entretanto, recusou o acordo, assim como o estado do Espírito Santo.

"Nos assustamos com a postura da União, que é uma postura de não diálogo. No dia que a proposta foi recebida, os governadores Romeu Zema e Renato Casagrande solicitaram uma audiência com o ministro [da Casa Civil] Rui Costa, e ele tem fugido desta reunião. Não dá mais para ficar protelando essas decisões, precisamos dos ministros na mesa. A postura da União é de postergar e protelar esse acordo", declarou Luísa Barreto. 

Seguindo mesma linha de sua secretária, o governador Romeu Zema pontuou que Minas Gerais deve lutar para que o ressarcimento chegue às cidades afetadas pelo rompimento da barragem do Fundão, em 2015. Ele admitiu ser contrário em alguns pontos da proposta apresentada pelas mineradoras e disse ter divergências com a postura do Governo Federal:

“Vamos estar mostrando que existe caminho melhor. Eu tenho certeza que 90% ou mais dos prefeitos de Minas Gerais prefeririam o acordo que nós estamos propondo para o governo federal. A tragédia aconteceu em Minas, quem sofreu foi Minas Gerais, e nós temos de ter o devido ressarcimento”. 

Evento do Novo

Romeu Zema esteve presente, no início da tarde deste sábado (4), em um encontro estadual do partido Novo. Ao lado da secretária de Estado, Luísa Barreto, que também é pré-candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, o governador falou para filiados e pré-candidatos de diversas cidades mineiras. 

Também estiveram presentes no evento o ex-deputado federal Deltan Dallagnol, a deputada federal por São Paulo Adriana Ventura, o presidente estadual do Novo, Christopher Laguna, e os três vereadores de Belo Horizonte pelo partido: Bráulio Lara, Marcela Trópia e Fernanda Pereira Altoé.

 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!