Vôlei feminino

Jovem mineira vai de projeto social ao time de base do Minas Tênis Clube

Beatriz Lima Moreira, de 12 anos, começou no vôlei por meio da parceria entre a Gerdau e o Minas e agora integra o elenco do clube

Por Débora Elisa
Publicado em 23 de abril de 2024 | 15:08
 
 
 
normal

A Gerdau, patrocinadora dos times de vôlei profissionais do Minas Tênis Clube, ampliou a parceria em 2022 por meio da implantação, em Ouro Branco e Itabirito, de um projeto social focado em formação de cidadãos por meio do esporte. Nele, são ministradas aulas de vôlei e futsal para cerca de 240 jovens que têm entre seis e 17 anos.

Uma dessas adolescentes é Beatriz Lima Moreira, que tem só 12 anos e já mede 1,84m. Neste ano, a garota foi selecionada para integrar o time de base do Minas após ser aprovada no teste de seleção realizado no próprio clube, após começar a praticar o esporte em Ouro Branco. Hoje, Bia é vista como caso de sucesso dessa parceria entre a Gerdau e o clube mineiro.

"Eu estou treinando com pessoas supercapazes, experientes, que vão extrair o melhor de mim. Estou indo para campeonatos inimagináveis e isso é incrível. Eu queria agradecer a Gerdau por ter investido em mim lá atrás no projeto em Ouro Branco. Agora eu vou me esforçar bastante, vou usar tudo que estou aprendendo e espero que dê tudo certo”, declarou a nova atleta minastenista.

Vanessa Aparecida de Souza Lima Moreira, mãe da jovem, celebra a oportunidade de ver a filha crescer no esporte. “Quando a Bia foi selecionada ficamos muito felizes, porque é um sonho para qualquer pai ver o filho treinando em um clube que é referência, como o Minas. Ela participou de um projeto que atende mais de 90 crianças no vôlei e foi por meio dele que conseguimos chegar aqui”, disse, emocionada.

Inclusão por meio do esporte

Para o diretor de Comunicações e Relações Institucionais da Gerdau, Pedro Torres, o investimento em projetos sociais desta natureza é essencial para promover mais inclusão por meio do ambiente esportivo.

“Para nós da Gerdau é uma imensa alegria poder olhar a evolução da Bia, que tem se desenvolvido com a metodologia minastenista e hoje está conseguindo dar passos largos no seu sonho de ser uma atleta profissional de vôlei”, afirmou Torres. 

Conforme o presidente do Minas Tênis Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira, disseminar a metodologia educacional minastenista por Minas Gerais é motivo de orgulho para todos os envolvidos.

“Para nós, é gratificante poder levar a metodologia do Clube para tantas crianças e adolescentes, já que o Minas é referência nacional em formação esportiva e está no seu DNA revelar grandes talentos. Como presidente, fico muito orgulhoso quando vejo que a nossa história de quase 90 anos é marcada por tantas conquistas como a da Beatriz. Não é à toa que somos conhecidos como um clube potente, com um vasto histórico de títulos nacionais, internacionais e olímpicos e que coleciona incontáveis trajetórias de superação e vitórias", concluiu.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!