Enoturismo

Com voo direto partindo de BH, Chile tem paisagens que vão muito além da neve

Belas vinícolas, cenários naturais e uma gastronomia rica e variada: o Chile é um destino único e cheio de possibilidades na América do Sul

Por Bruna Carmona
Publicado em 09 de abril de 2024 | 08:45
 
 
 
normal

A imagem que vem à cabeça logo que se fala em viajar para o Chile é clássica: a cordilheira dos Andes, o céu azul sem nuvens e as montanhas cobertas de gelo. A belíssima paisagem leva milhares de brasileiros ao país todos os anos – e não poderia ser diferente –, mas nosso vizinho tem muito mais a oferecer aos visitantes, especialmente aos amantes de bons vinhos.

Com sua arquitetura imponente e traços contemporâneos, a charmosa capital Santiago tem estrutura e programação para todos os gostos. E, para quem procura uma experiência mais próxima da natureza, a boa notícia é que não é preciso ir muito longe para encontrar paisagens de tirar o fôlego. 

O início de outono se apresenta como um período rico para conhecer a capital chilena e seu entorno: é época de Vendimia, festa que celebra a colheita da uva. Com o país em festa, as temperaturas agradáveis e a facilidade para chegar a Santiago em um voo direto que parte de BH completam a lista de motivos para experimentar uma viagem nesta época do ano.

Direto de BH a Santiago

O caminho até o destino pode ser bastante cansativo, especialmente quando é necessário fazer escalas antes da aterrissagem final. Mas, para quem sai de BH, já é possível optar por uma rota mais rápida e confortável. 

Desde outubro do ano passado, a Latam opera três voos semanais entre Belo Horizonte e Santiago, sempre às quartas, sextas e domingos. O voo direto reduz o tempo médio de viagem de oito para cinco horas, na comparação com uma rota realizada com conexão no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Em 2024, a previsão é que 60 mil pessoas viajem com a Latam em voos diretos entre BH e Santiago.

Um dia em Santiago

Um dia é pouco para conhecer Santiago, mas existem boas alternativas para quem quer aproveitar o máximo da capital chilena e não dispõe de muito tempo. O ônibus turístico “hop-on, hop-off” operado pela Turistik permite que o visitante explore Santiago em seu próprio ritmo. Ao todo, são dez paradas em pontos turísticos da cidade, como o Palácio de La Moneda, o Funicular de Santiago e o Cerro San Cristóbal.

Ônibus hop on hop off da Turistik

O visitante pode escolher entre o pacote que dá direito a embarque e desembarque ilimitado no ônibus de dois andares e outras opções que incluem, além do tour, ingressos para atrações por um ou dois dias. O tour por um dia com ingressos para atrações custa em média R$ 200, e as reservas podem ser feitas direto no site da Turistik.

Vista do Cerro San Cristóbal, um dos pontos mais visitados do Chile

Uma das paradas é o Cerro San Cristóbal, que faz parte do Parque Metropolitano de Santiago e é um dos lugares mais visitados da capital chilena.

Lá está o Funicular, veículo que leva a uma das partes mais altas do parque e que completará cem anos em 2025. A entrada passa por um pequeno castelo, por onde o visitante é conduzido ao “bondinho”, que sobe 485 metros em cerca de quatro minutos. No meio do caminho, é possível visitar o zoológico. 

Entrada do Funicular, no parque metropolitano de Santiago

Lá em cima, uma curta caminhada leva ao Santuario de la Inmaculada Concepción, onde o papa João Paulo II celebrou missa em sua visita ao Chile em 1987. E como ninguém é de ferro, vale uma parada no Café Tudor para apreciar uma tradicional empanada de pino e um chocolate quente antes de pegar o teleférico para fazer o caminho de volta. Não deixe de incluir no roteiro uma visita à sorveteria artesanal Delicatto.

Ocean Pacific’s: uma experiência a bordo de um navio

Prato do restaurante Ocean Pacifics, em Santiago

Imagine jantar a bordo de um navio decorado com peças dignas de um museu, distribuídas em cerca 7.000 metros quadrados. Essa é a experiência no Ocean Pacific’s, restaurante temático especializado em frutos do mar localizado na região central de Santiago. 

A sala do capitão, um submarino e até mesmo a cabine dos fantasmas: cada espaço é pensado para garantir uma experiência memorável ao visitante. A comida, é claro, segue o mesmo padrão, com frutos do mar frescos, desde os peixes mais conhecidos dos brasileiros – como o salmão e o atum – até as tipicamente chilenas “machas a la parmesana”. Para acompanhar, limonada de gengibre ou uma taça do tradicional “pisco sour” chileno.

Sky Costanera

Topo do Sky Costanera

Uma boa pedida é terminar o dia no topo do Sky Costanera, de onde é possível ver toda a cidade de Santiago a 300 metros de altura, no mirante mais alto da América do Sul. Cerca de mil pessoas visitam o Sky Costanera todos os dias, e na alta temporada, especialmente no mês de julho, esse número pode chegar a 3.000.

Na entrada, é feita uma verificação de segurança e os visitantes são direcionados a um elevador super-rápido, que sobe 62 andares em menos de um minuto. As portas se abrem e dão lugar a uma vista impressionante de Santiago, que se mostra ainda mais viva vista de cima.

Um drink no Sky 300 Bar & Coffee é a companhia perfeita para desfrutar da beleza do pôr do sol na capital chilena. O preço médio do ingresso para pessoas com mais de 13 anos é R$ 95.

Vale de Colchagua

Vinã Santa Cruz

Viña Santa Cruz oferece experiência completa ao visitante

Para quem ama vinhos, o início do outono é uma das melhores épocas para visitar o Chile. A Vendimia, festa que celebra a colheita das uvas, torna os passeios em vinícolas ainda mais interessantes no período que vai de março a maio. 

A 180 km de Santiago está Santa Cruz, no vale de Colchagua, onde vale visitar a Viña Santa Cruz. A melhor opção para ir de um lugar ao outro é contratar um transfer privado, mas também é possível alugar um carro e ir por conta própria. 

Na Viña Santa Cruz, pode-se visitar o Museu do Vinho e o Museu do Automóvel, além de conhecer mais sobre a cultura dos povos originários do Chile – tudo isso enquanto se apreciam “copas” dos melhores vinhos produzidos por ali. O passeio inclui uma subida de teleférico até o topo do morro Chamán, onde está um observatório astronômico que recebe visitantes para tours nas noites de sexta e sábado. Se a visita acontecer durante o dia, na parada para o almoço, não deixe de provar o tradicional pastel de choclo.

Viña Neyen

Parreiras na Viña Neyén, onde está uma das mais antigas plantações do Chile

Também na região de Santa Cruz está a Viña Neyen, que abriga uma das mais antigas plantações de uva de todo o Chile – datada de 1890. O passeio pela vinícola começa por um jardim aromático, que proporciona aos visitantes uma experiência sensorial ligada aos aromas dos vinhos. Uma caminhada pelas parreiras, carregadas de história, conecta o visitante aos 124 hectares de área plantada. A vinícola produz 12 mil garrafas ao ano e tem vinhos premiados entre seus rótulos.

Cozinha autoral de Pilar Rodriguéz

Entrada no Food and Wine Experience, da chef Pilar Rodriguez

O Food & Wine Studio, da chef Pilar Rodríguez, une o melhor da cozinha contemporânea chilena com a harmonização de vinhos. O espaço está localizado na vinícola Viu Manent e tem um ambiente único: as mesas estão dispostas sob figueiras e a vista é para as parreiras, carregadas de uvas nesta época do ano. A experiência inclui uma seleção de cinco ou sete pratos, cada um deles acompanhado de uma taça de vinho. 

No Food & Wine Experience, as mesas estão posicionadas sob figueiras e a vista é para a vinícola

Museu Colchagua e Casa de los Espiritus

Se tiver mais um dia disponível, não deixe de visitar o Museu Colchagua. São mais de 7.000 peças, reunidas ao longo de 40 anos, que contam a história do Chile e das Américas. Um dos destaques é uma ala completamente dedicada ao resgate dos 33 mineiros soterrados, em 2010, no deserto do Atacama. No local, está em exposição uma das cápsulas utilizadas no resgate dos trabalhadores, que ficaram presos na mina por mais de dois meses.
Para fechar bem o dia, vale o jantar no restaurante Casa de los Espiritus, onde é possível experimentar o licor Espiritus de Colchagua, de sabor intenso e produção totalmente artesanal.

Pirque

Para quem quer unir a experiência em vinícolas com um pouco de aventura sem se afastar muito de Santiago, Pirque, no vale do Maipo, é uma ótima opção de destino. Quarenta quilômetros separam a capital da comuna chilena, que está bem próxima do mirante Marmolejo, um dos pontos mais altos da cordilheira dos Andes.

Quem fica no hotel Las Majadas, por exemplo, pode incluir na hospedagem uma trilha pela região. Há opções para os mais experientes e também para quem nunca se aventurou em trekking. Escolhida a melhor opção, é só preparar roupas e sapatos adequados e colocar o pé na estrada: a expedição sai logo cedo, de van, para uma subida de aproximadamente 2.900 m pelas montanhas do Cajon del Maipo. Aqui, o destaque é a parada no embalse El Yeso, uma represa que abastece grande parte da região metropolitana de Santiago. O café da manhã é servido entre montanhas, o que permite desfrutar de toda a beleza que os Andes podem oferecer.

Visitantes podem tomar café da manhã com vista para o Embalse El Yeso

A viagem segue rumo às Termas del Plomo, onde se inicia a trilha. Formações rochosas de milhares de anos, fauna e flora ricas e muitos, muitos cursos d’água vão compondo o caminho. Em alguns trechos, a água é própria para consumo, o que ajuda a seguir com a trilha – especialmente em dias de muito sol. Por causa das condições climáticas e pensando na segurança dos turistas, esse tour só é realizado entre novembro e abril.

Pôr-do-sol na Viña El Principal

Para quem prefere deixar a aventura de lado e focar o enoturismo, a dica é assistir ao pôr do sol na vinícola El Principal. As parreiras cercadas por montanhas formam um cenário de encher os olhos, e os vinhos produzidos na região dão o toque final à experiência.

Especialmente para os amantes de vinho, o Chile se apresenta como uma ótima escolha para viver dias inesquecíveis.

Documentação

Para entrar no Chile, é possível utilizar o passaporte ou o RG brasileiro, desde que o documento esteja em bom estado e tenha sido emitido há menos de dez anos. Além da identificação, é preciso preencher a declaração jurada online e contratar um seguro saúde.

Serviço

Santiago

Hotel Rugendas
Callao 2988, Las Condes
Reservas e tarifário pelo site https://time.cl/en/apartments/rugendas/

Turistik
Pacotes a partir de R$ 180
Reservas e informações no site https://turistik.com/
@turistikchile

Ocean Pacifics
Huerfanos 2286, Agustinas 2237, Santiago
https://oceanpacifics.cl/
@oceanpacificsrestaurant

Sky Costanera
Andrés Bello 2425, Providencia
Ingressos a partir de R$ 95
Informações no site https://www.skycostanera.cl/
@skycostanera

Vale de Colchagua

Hotel Santa Cruz Plaza
Plaza de Armas, 286, Santa Cruz
Reservas e tarifário no site https://reserva.hotelsantacruzplaza.cl/
@hotelsantacruzplaza

Viña Santa Cruz
Informações e reservas https://vinasantacruz.cl/
@vinasantacruz

Food & Wine Studio
Interior Viña Viu Manent, Vale de Colchagua, Chile
@foodandwinestudio

Casa de Los Espíritus
Nicolás Palacios, 221, Santa Cruz
@casadelosespiritus.cl

Viña Neyén
Informações e reservas no site https://neyendeapalta.cl/
@neyendeapalta 

Pirque

Las Majadas Hotel
José Julio Nieto s/n, Lote Parque Las Majadas, Pirque
Informações e reservas no site https://www.lasmajadas.cl/
@lasmajadashotel

Sunset El Principal
Calle la escuela, Fundo El Principal, Comuna Pirque
Informações no site https://www.elprincipal.cl/
@vinaelprincipal

Transfer
Informações no site https://corditurchile.cl/ 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!