Descubra!

Nove lugares para você viajar no mundo sem sair do Brasil; confira

De Nova Iorque à Tailândia, há cidades e vilas em todo território nacional que reproduzem nomes de destinos turísticos famosos

Por O Tempo
Publicado em 23 de abril de 2024 | 19:46
 
 
 
normal

Não é preciso falar inglês nem espanhol, pode arriscar o português mesmo. De norte a sul do país, sotaques e culturas se misturam em destinos reproduzem nomes de destinos internacionais.  Com mais de 5.000 municípios, não é de se estranhar nem um pouco que alguns deles tenham nomes no mínimo curiosos. Colômbia e Califórnia, por exemplo, são homenagens a engenheiros de origem colombiana e francesa, respectivamente; Barcelona é nome de seringal; Buenos Aires boi batizado assim por sugestão de um padre de origem espanhola que achou a cidade similar à capital portenha. Não espere muito lógica. Em alguns casos, como Nova Iorque, até faz sentido: a vila foi fundada pelo norte-americano Eduardo Burnet. Para um país tão grande e diverso, a imaginação voa longe. Portanto, você já pode dizer que conheceu o mundo sem sair do Brasil, além de descobrir um país que vai muito além de destinos famosos. Ao contrário, o interior tem muito a revelar sobre nós mesmos.

Nova Iorque (MA)

A cidade tem cerca de 5.000 habitantes e fica a 570 km da capital, São Luís. O principal atrativo é a praia do Caju, à margem do rio Parnaíba. Nos fins de semana, o local recebe visitantes de outras cidades e até de outros Estados. São pessoas que vão em busca de sol, água fresca e diversão. A alta temporada vai de junho a outubro, quando as chuvas param e é possível tomar um banho tranquilo nas águas mornas, em tons de azul, do lago da Boa Esperança, o maior lago artificial do Maranhão. Como sua correspondente norte-americana, Nova Iorque também tem a ilha Manrrattan, que fica no meio da represa e serve de ponto de encontro para apreciar o pôr do sol. A vila foi fundada e batizada pelo norte-americano Eduardo Burnet.

Buenos Aires (PE)

Com cerca de 13 mil habitantes, essa cidade de Pernambuco fica a aproximadamente 80 km da capital Recife. Sua paisagem é marcada por extensos canaviais, capelas e antigos engenhos com construções coloniais, como o Criméia, Conceição, Bandeirantes e Cavalcanti. As serras dão ao município uma beleza singular e convidam os turistas a contemplar a cidade do alto. Diferente da capital argentina, a população prefere o forró ao tango, porém, o time de futebol da cidade se chama Boca Juniors. Contam que a cidade foi batizada por um padre de origem espanhola que achou o lugarejo com semelhanças com a capital portenha.

Barcelona (RN)

O município potiguar possui 4.000 habitantes e fica a 90 km de Natal. Não tem praia, mas é banhado pelo rio Potengi, que corta a cidade de oeste a leste. Antes de se tornar xará da cidade catalã, o município se chamava Salgado, devido ao alto teor de salinidade de seus terrenos. Salgado também era o nome da maior fazenda da região, cujos primeiros registros datam de 1864. Barcelona é cercada por serras, sendo as mais conhecidas a Arara e a Vermelha. É bastante visitada para a prática de trekking e esportes radicais.

Costa Rica (MS)

Está localizada a 328 km da capital Campo Grande e possui quase 21 mil habitantes. O Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú é o atrativo mais importante e visitado da cidade. É onde está o principal cartão-postal: o Salto do Majestoso, uma queda d’água de 64 metros de altura cercada de vegetação nativa. Do alto da cachoeira é possível admirar a beleza e a grandiosidade do parque, que está estruturado para receber visitantes de todas as idades, com conforto e segurança. O local tem mais de 70 hectares, fica bem próximo do centro da cidade e oferece atividades como arvorismo, rapel e tirolesa. Não é por acaso que a cidade é conhecida como a capital dos esportes de aventura. É ali que se encontra o segundo maior circuito de tirolesa do Brasil. O destino conta ainda com mais duas cachoeiras que valem a visita: a da Rapadura, com água cristalina e cercada de mata virgem, oferece uma sequência de pequenas quedas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Sucuriú; e a das Araras, com uma queda d’água de 30 metros e uma lagoa com uma pequena praia de areia à sua margem.

Califórnia (PR)

Fica no norte do Paraná, a 348 km de Curitiba. Com 8,5 mil habitantes, a cidade é agraciada pela natureza. Possui várias cachoeiras, mas as mais visitadas são as do Sítio Barra Nova, Água Sete e Cachu do Córrego Atum, onde famílias inteiras costumam se reunir. Além das cachoeiras, o Portal Turístico São Francisco de Assis e a praça da Independência, onde fica a Igreja Matriz São Francisco de Assis, são locais que valem a visita. De arquitetura em estilo gótico, a igreja tem duas torres frontais e cúpulas arredondadas. Ela é conhecida por ter uma das torres mais altas do Estado. Califórnia não possui um prato típico específico, porém, oferece diversos alimentos com toque mineiro, como o queijo, feijoada, feijão-tropeiro, torresmo, leitão à pururuca e bolo de milho. Os doces caseiros da cidade, preparados no fogão à lenha, são os mais famosos do Paraná.

Colômbia (SP)

Com 6,2 mil habitantes, a cidade fica na região norte do Estado, na divisa com Minas Gerais, a 466 km da capital São Paulo. O rio Grande é o maior atrativo para a prática da pesca esportiva, devido à diversidade de peixes e também pela comodidade, já que a cidade oferece várias opções de hospedagem com assistência aos pescadores. A Orla Municipal, localizada às margens do rio Grande, é uma grande área de lazer para as famílias, jovens e visitantes em geral, com academia ao ar livre e área para caminhada. Outro local muito visitado é a Praça do Mirante, que fica no topo da pedreira, às margens do rio Grande.

Equador (RN)

O município fica na região do Seridó, possui 5,3 mil habitantes e está a 280 km de Natal. Os principais atrativos turísticos são a capela de São Sebastião, o açude dos Mamões, que abastece a população equadorense, e a escavação de minas antigas. Entre as festividades, destacam-se o São João fora de época (em agosto), o Equaforró (em setembro) e a festa do padroeiro São Sebastião (novembro). A principal fonte de renda das famílias que vivem por lá vem da extração do caulim, minério composto de silicatos hidratados de alumínio.

Porto Rico (PR)

Com cerca de 2.500 habitantes, a cidade do sudoeste do Paraná fica a 600 de Curitiba. Está às margens do rio Paraná, o segundo maior rio da América do Sul. Cinco décadas de fundação fizeram a cidade ser refúgio de fazendeiras, que criaram diversas propriedades agrícolas. O nome faz jus a seus moradores ou quem tem casa para fins de semana. O local tem oito praias de água doce, como Santa Rosa, Carioca e Ilha Mineira, e nove ilhas, oferecendo passeios de barco, esportes náuticos, mergulho e pesca esportiva.

Tailândia (PA)

A cidade está localizada a 271 km de distância da capital Belém. Com mais de 72 mil habitantes, o município recebe visitantes de outras regiões do Brasil em suas festividades tradicionais, como a Exposição Agropecuária de Tailândia, um grande evento que acontece no Parque de Exposições Texas Rodeio, e mostra a cultura local e atrai novos negócios para a cidade. Lá também vale conhecer o Balneário Parque Verde, a Igreja Matriz São Francisco de Assis e o Clube Recreativo Fachetti.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!