IBMEC BH

Desafios das transformações no mundo dos negócios

Leia artigo de Marcos Antônio de Camargos sobre tecnologia, gestão e eventos disruptivos na gestão dos negócios

 
 
 
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As rápidas mudanças pelas quais a sociedade tem passado desde a virada do milênio, proporcionadas pelos avanços nas tecnologias da informação, têm implicado em desdobramentos diretos no ambiente de negócios, exigindo das empresas capacidade de inovação e de adaptação para atender às demandas de consumidores cada vez mais exigentes, com necessidades específicas e customizadas. 

Em seus primórdios, foram observadas alterações nos padrões e hábitos de consumo, na forma de competição entre as empresas e, por consequência, na lógica concorrencial, que deixou de ser local ou regional para se tornar global com o surgimento e disseminação da internet e, principalmente do e-commerce. Essa nova realidade impôs dificuldades e desafios para gestão das empresas, que foram forçadas a pensar estrategicamente, rever rotinas e processos internos e inovar para oferecer novos produtos e serviços, além de proporcionar novas formas de consumi-los visando aumentar seu market share, ou simplesmente sobreviver. 

Na esteira da evolução tecnológica o ritmo das transformações se acelerou impondo um cenário cada vez mais desafiador para as empresas. A necessidade de se adaptar para sobreviver passou a ser imperativa. O futuro de muitas empresas passou a estar associado à sua capacidade de fazer a leitura correta das tendências do ambiente no qual estão inseridas, reagir rapidamente, se reinventando, no intuito de sair na frente dos seus concorrentes, utilizando para isso, uso intensivo das tecnologias disponíveis. 

No cenário atual de negócio, algumas palavras estão pauta do dia, transformação, resiliência, inovação e capacidade de adaptação diante do surgimento acelerado de novas tecnologias, muitas das quais disruptivas (indústria 4.0, por exemplo) e os novos modelos de negócios que criam, proporcionando, por um lado, o surgimento de novas demandas, setores e de empresas que experimentam crescimento vertiginoso em poucos anos, e por outro, levando ao desaparecimento de outras, já consolidadas que não conseguiram se adaptar à nova realidade do mercado. 

A indústria 4.0, também denominada Quarta Revolução Industrial, está por trás de grande parte dessas transformações no ambiente de negócios, principalmente do aumento da produtividade, das novas formas de produção e de modelos de negócios inovadores, ao estar baseada em uma grande variedade de tecnologias avançadas, tais como sistemas digitais integrados, computação em nuvem, big data, internet, robótica e automação industrial, entre outras, as quais podem experimentar um novo patamar desenvolvimento e evolução ante ao potencial que se vislumbra com o uso da inteligência artificial, que ainda está em seus estágios iniciais. 

Para complicar ainda mais esse cenário desafiador, sucessivos eventos de ruptura nas condições macroeconômicas internas e externas (crise financeira, econômica, sanitária, guerras etc.), têm contribuído para tornar mais complexa a gestão, pois, desvia o foco das empresas para atender a demandas inesperadas de curto prazo e resolver problemas do dia a dia, em detrimento da elaboração de um planejamento de longo prazo, comprometendo assim, seu crescimento e sustentabilidade. 

Tomando como exemplo o mais recente evento disruptivo, a pandemia do Covid-19, muitas mudanças já estavam ocorrendo na sociedade e no ambiente de negócios, as quais durante, e principalmente, no cenário pós pandemia, estão acelerando ainda mais, criando pontos de inflexão que desafiarão as empresas nos próximos anos. Ao que tudo indica, sobreviverão somente aquelas mais preparadas. 

(*) Marcos Antônio de Camargos é doutor em Administração, professor de Finanças da Faculdade Ibmec-BH e da UFMG 

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