Teatro

Espetáculo conta histórias de entidades femininas

Pela primeira vez em BH, o espetáculo Encruzilhadas fala sobre as Pombogiras.

Por Laura Conrado
Publicado em 05 de março de 2024 | 09:13
 
 
 
normal

Mulheres artistas construíram um espetáculo que conta a história de sete mulheres que, após a morte, se tornam Pombogiras. A peça Encruzilhadas estará em Belo Horizonte nos dias 16 e 17 de março, sábado e domingo, no teatro Nossa Senhora das Dores.

As Pombogiras, que também são chamadas pelas variantes Pombagira, Pambujira e outros, são entidades muito populares na cultura brasileira, cultuadas nas religiões de matriz africana, sendo a Pombogira o Exu feminino. São mulheres avessas às convenções sociais e que auxiliam mulheres na caminhada de autonomia e amor próprio na função de guia espiritual.

A criação do espetáculo repleto de músicas e poemas, contou com inspiração e estudo da manifestação das entidades. A ideia era apresentar as guias espirituais com um olhar mais humanizado, com respeito à história de cada mulher. E parece ter dado certo. As atrizes Bia Laere e Lucília Costa, que encenam as sete Pombogiras retratadas na peça, dirigida por Karla Gabriela, celebram a aceitação do público pelas cidades em que já passaram. “Pessoas que nunca foram ao teatro estão indo mais de uma vez”, conta Lucília Costa.

A classificação do espetáculo é de 12 anos e os ingressos já estão disponíveis. Atualizações sobre a peça e a temática, sucesso entre o público, são feitas nas redes sociais de Encruzilhadas.

 

Encruzilhadas

Teatro Nossa Senhora das Dores.

Sábado e Domingo, 16 e 17/3, 19h45

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!