CRIMINALIDADE

PM monta operação após traficantes armados abordarem moradores no Santa Tereza, em BH

Dupla foi presa nesta quarta-feira com drogas e arma depois de perseguição policial que se estendeu pela linha férrea

Por Gabriel Rezende
Publicado em 08 de maio de 2024 | 19:24
 
 
 
normal

Após receber denúncias de que traficantes armados estavam abordando moradores do bairro Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte, a Polícia Militar (PM) realizou uma operação nesta quarta-feira (8 de maio), que resultou na prisão de dois homens de 26 e 21 anos. Com eles, foram encontradas drogas, munição e uma submetralhadora.

A prisão contou com perseguição policial, que se estendeu pela linha férrea. Um dos suspeitos chegou a pular muros de residências e invadir uma propriedade. Ambos são conhecidos no meio policial, com passagens por crimes de porte ilegal de arma, roubo e tráfico, conforme o capitão Rafael Miranda, do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Antes de iniciar a operação, a PM recebeu, de moradores do bairro Santa Tereza, o nome de um dos traficantes que estaria envolvido nessas abordagens e espalhando medo na região. Nesta quarta-feira, ele foi identificado na passarela que dá acesso à Estação Santa Efigênia, ao lado do segundo suspeito. Quando avistaram os policias, a dupla correu em direção ao terminal, dando início à perseguição.

Guerra do tráfico no Santa Tereza

O episódio ocorre em meio à guerra do tráfico no bairro Santa Tereza, que se estende desde fevereiro. Em meados de abril, moradores e comerciantes denunciaram uma escalada de violência na região. O reduto boêmio e cultural da cidade passou a ter traficantes armados e equipados com rádios comunicadores nas entradas das vilas Dias e São Vicente.

Em 17 de abril, o comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (PM), responsável pelo policiamento na região do Santa Tereza, tenente-coronel Israel Calixto, confirmou que há uma disputa de traficantes da área. "Não temos informação sobre chegada de criminosos de fora. O que temos é acerca de uma disputa pelos pontos de venda de droga, o que tem gerado um certo conflito", informou.

A Polícia Militar tem intensificado o policiamento na região, com objetivo de garantir segurança para os moradores e comerciantes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!