No mês de março de 2024, a indústria automotiva testemunhou um marco significativo: um em cada três carros vendidos globalmente era de fabricação chinesa, revela um relatório do site CarNewsChina.
Conforme o secretário-geral da China Passenger Car Association (CPCA), Cui Dongshu, a participação dos veículos chineses atingiu 33% do total de 8,15 milhões de unidades vendidas em março de 2024.
A ascensão dos carros chineses no cenário global tem sido notável nos últimos anos, com um crescimento constante de participação. Desde 2008, quando representavam 13,7% das vendas mundiais, a participação chinesa tem aumentado consistentemente.
Em 2009, houve um salto significativo para 20,8%, e desde então, a presença chinesa mantém uma trajetória ascendente, atingindo 33% em 2023 e mantendo-se estável no último relatório.
Apesar do avanço chinês, a Toyota ainda mantém uma posição de liderança, representando 10,6% das vendas mundiais de automóveis. Seguindo a Toyota, a Volkswagen detém 9,5% do mercado global, seguida de perto pela Hyundai, com 7,4%.
Um dos destaques do relatório trimestral de janeiro a março de 2024 é o desempenho da Geely, a primeira fabricante chinesa a figurar entre as dez principais do mundo, com uma participação global de 3,5%.
Esse crescimento é impulsionado pela presença mais robusta da Volvo, marca pertencente à Geely, que desfruta de uma reputação consolidada no mercado global.
Ao analisar o mercado europeu, a Volkswagen emerge como líder indiscutível, representando 21% das vendas, seguida de perto pela Stellantis, com 18% do mercado.
As fabricantes chinesas, como a Chery e a Geely, também estão ganhando terreno no mercado europeu, cada uma com 6% de participação, enquanto a SAIC, com a sua marca MG, garante uma fatia de 1%.
A contínua expansão dos fabricantes chineses de automóveis destaca o rápido crescimento e a crescente influência da China na indústria automotiva global.
Com uma participação significativa tanto no mercado global quanto no europeu, as marcas chinesas estão redefinindo o panorama competitivo do setor automotivo.