AJUDA

Copasa envia 22 profissionais para atuar na tragédia do Rio Grande do Sul

Equipe composta por técnicos e engenheiros vai trabalhar na recuperação de painéis elétricos e no restabelecimento do fornecimento de água; companhia já enviou mais de 18 mil litros de água potável para população gaúcha

Por Patrícia Sathler
Publicado em 06 de maio de 2024 | 10:24
 
 
 
normal

Vinte e dois profissionais da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vão atuar no Rio Grande do Sul (RS), após as fortes chuvas deixarem municípios totalmente submersos. Parte da equipe já está no local e outra vai embarcar na manhã desta segunda-feira (6) rumo à Canoas, onde os técnicos e engenheiros serão distribuídos. Mais de 300 municípios estão em estado de calamidade pública. 
  
"São 22 dos melhores técnicos da Copasa que vão auxiliar no restabelecimento do fornecimento de água, buscando a retomada mais rápida possível nas estações, nos painéis elétricos e no bombeamento de água. Além disso, eles também vão atuar no tratamento da água, na retirada de sujeira, na turbidez, para distribuir a água potável o mais rápido possível no Estado", informou o presidente da Copasa, Guilherme Duarte. 
  
No domingo, a Copasa enviou 1.300 caixas com 70 copos de água potável, totalizando 18.200 litros de água, para serem entregues à população. 
  
"Montamos uma espécie de comitê de crise, em que faremos o monitoramento diário da situação do Estado. Essa equipe que está a caminho não tem prazo para voltar, podemos, inclusive, enviar outros profissionais. Seguiremos à disposição", acrescentou Duarte. 
  
Até o momento, o Rio Grande do Sul contabiliza 78 mortos pela tragédia, e 105 pessoas estão desaparecidas. Outras quatro mortes estão em investigação. 
  
Mais de 300 cidades estão em estado de calamidade pública, 845 mil imóveis em todo Estado estão sem água, sendo 599 mil na região metropolitana de Porto Alegre. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!