ELEIÇÕES 2024

Eleitores de Minas Gerais têm até quarta-feira para cadastrarem biometria

Atualização de dados, troca de municipalidade e outros serviços também têm prazo até dia 8 de maio; além de centrais de atendimento, outros cinco postos foram abertos em BH

Por Raquel Penaforte
Publicado em 07 de maio de 2024 | 11:13
 
 
 
normal

Eleitores de Minas Gerais têm até quarta-feira (8) para ficarem em dia com a Justiça Eleitoral e garantirem o direito ao voto nas eleições 2024, previstas para 6 de outubro deste ano. Em Belo Horizonte, os serviços estão sendo oferecidos nas três centrais de atendimento da cidade e em mais cinco postos extras abertos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE- MG) para suprir a demanda. 
  
"Termina amanhã o prazo para quem quer tirar o título pela primeira vez, fazer a transferência de título entre municípios ou atualizar dados, além de eleitores que precisam fazer o cadastramento biométrico", detalhou o chefe da 26° zona eleitoral, Vinícius Ávila.  
  
Os cinco pontos extras (Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Câmara Municipal de Belo Horizonte, BH Resolve, Mercado Central e Minas Shopping) estão atendendo de 8h às 17h, por ordem de chegada. Eleitores devem apresentar a carteira de identidade, comprovante de endereço e, para os do gênero masculino, o comprovante de alistamento militar. 
  
"Todos os municípios estão atendendo a população para estes serviços. Ou seja, se eu estiver em Betim e for natural de Uberlândia, Betim vai me atender", acrescentou Ávila.

 
Garantindo o direito 

Moradora de Belo Horizonte há quase dois anos, a engenheira ambiental alagoana Nicole Albuquerque de Carvalho, 26, quer poder escolher quem vai chefiar a prefeitura da cidade pelos próximos anos. Por isso, foi uma das primeiras da fila na Central de Atendimento da avenida do Contorno, 7048, no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a requerer atendimento. 
  
"A gente percebe que tudo é política e depende de nós fazer boas escolhas para que haja desenvolvimento e para que a cidade flua. Por isso, vim fazer transferência do meu título para exercer minha cidadania", justificou. 
  
O estudante Arthur Reis, 17 está prestes a completar maioridade e a cumprir com o dever eleitoral. Na fila para tirar o título pela primeira vez, ele revelou já estar analisando os candidatos a prefeitos e vereadores. 
  
"Por ser a primeira vez, estou um pouco nervoso, mas já estou analisando os candidatos. É importante analisar o que vai ser importante para mim e para minha família", afirmou. 

  
Atendimento online

Eleitores que já tiverem realizado o cadastramento biométrico e desejam transferir a municipalidade do título ou atualizar dados, podem realizar de forma online pelo site do TRE, acrescentou. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!