TRANSFERÊNCIA

Gorilas do Zoológico de BH estão de mudança para São Paulo 

Os animais serão transferidos para o Animalia Park, em Cotia (SP)

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 09 de maio de 2024 | 08:19
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte vai transferir quatro gorilas machos (Leon, Sawidi, Jahari e Ayo) que compõem a principal família do Zoológico da capital. Os animais serão transferidos para o Animalia Park, em Cotia (SP). A transferência será realizada em operação delicada, que envolve a participação de médicos-veterinários, biólogos e tratadores de animais, que acontecerá nesta segunda-feira (13 de maio). 

Segundo a PBH, a medida integra as diretrizes estabelecidas pelo Programa Ex-Situ de Gorilas (GEPP) da European Association of Zoos and Aquaria (Sociedade Europeia de Zoológicos e Aquários, EAZA, em inglês). A movimentação dos animais da capital mineira para São Paulo faz parte do plano de manejo e conservação de uma espécie que está bastante ameaçada de extinção. 

Atualmente, o Zoo de BH conta com sete indivíduos da espécie. As fêmeas Imbi, Lou Lou (que vieram da Inglaterra) e o macho Leon (que veio da Espanha). Eles geraram os filhotes Sawidi, Jahari, Ayo e Anaya.

Com a transferência dos machos (Leon, Sawidi, Jahari e Ayo), o grupo passa a ser composto pelas fêmeas Imbi, Lou Lou e Anaya. As duas mães e a pequena deverão contar com um espaço mais amplo para retomar sua rotina. E, nos próximos meses, terão a chance de interagir com um macho da espécie que está sendo preparado para vir para o Zoo da capital.

Transferência 

Com o propósito de garantir a segurança dos animais que sairão de Belo Horizonte, a transferência será feita em um dia em que o Zoo não está aberto à visitação pública. Por se tratar de uma operação delicada, que envolve um grande número de pessoas (médicos-veterinários, biólogos e tratadores de animais), a direção do Zoo decidiu que todas as atividades relacionadas ao manejo e cuidados com os gorilas sejam realizadas de modo mais tranquilo.

Por isso, os animais deverão ser levados para uma área restrita (sem acesso ao público) para que sejam preparados para a viagem. Cabe destacar que nesse momento e, pelas especificidades de todo o processo, somente os funcionários mais próximos poderão acompanhar os trabalhos.

O Projeto Gorilas: conhecer, amar, respeitar (instituído há quase 20 anos) busca qualidade de vida aos animais mantidos no Zoo para formar um grupo reprodutivo da espécie das planícies ocidentais (Gorilla, gorilla).

Animais que estão sob os cuidados do Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB

Macho “Leon” – veio do Loro Parque, Espanha, para o Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB, em 12 de outubro de 2013, com 15 anos.

Fêmea “Lou Lou” – veio da Fundação Aspinall, Reino Unido, para o Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB, em 12 de outubro de 2013, com 9 anos.

1º Filhote de “Leon” e “Lou Lou” é “Sawidi” – nascido no Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB em 05 de agosto de 2014.

2º Filhote de “Leon” e “Lou Lou” é “Anaya” – nascida no Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB em 08 de junho de 2019.

Fêmea “Imbi” – veio da Fundação Aspinall, Reino Unido, para o Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB, em 19 de agosto de 2011, com 11 anos.

1º Filhote de “Leon” e “Imbi” é “Jahari” – nascido no Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB em 10 de setembro de 2014.

2º Filhote de “Leon” e “Imbi” é “Ayo” – nascido no Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB em 08 de maio de 2017.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!