Eleições 2020

DataTempo/CP2 ratifica dianteira de Wesley de Jesus em Nova Lima

Vereador é líder em segunda pesquisa, com 21,4%; João Marcelo tem 16,6%

Por Bruno Menezes
Publicado em 09 de outubro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

A Pesquisa DataTempo/CP2 contratada pela Sempre Editora sobre a disputa pela Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana, traz o vereador Wesley de Jesus (DEM) numericamente na frente de seus seis concorrentes ao cargo, com 21,4% das intenções de voto. O resultado confirma a dianteira do vereador revelada pela DataTempo/Quaest na edição de ontem. O levantamento ouviu 500 pessoas entre os dias 28 e 30 de setembro. 

A principal diferença da pesquisa é sobre quem aparece como o segundo colocado na corrida eleitoral em Nova Lima. O atual vice-prefeito da cidade, João Marcelo Dieguez (Cidadania), substitui o ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PDT), que ocupava essa posição no levantamento divulgado ontem. Assim como no cenário de ontem, os dois aparecem empatados tecnicamente: João Marcelo tem 16,6% da preferência do eleitorado nova-limense, enquanto Carlinhos registra 16,4% dos votos. A margem de erro da pesquisa é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Outro empate técnico indicado pelos números acontece entre Carlinhos Rodrigues e o advogado Dr. Juarez (Solidariedade), que aparece em quarto lugar e soma 14% das intenções de votos. Soldado Flávio de Almeida (PT) é o quinto colocado, com a preferência de 6% dos entrevistados, e também empatado tecnicamente com Dr. Juarez. 

Com 1,2% das intenções de voto, o candidato Jobert Jobão (UP) aparece em sexto na disputa, em empate técnico com o empresário Sergio Americano Mendes (Podemos), que tem 1% das citações. 

Os dados são do cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Votos brancos e nulos e eleitores que não votariam em nenhum dos candidatos elencados somam 10,6% do total. Os eleitores que não souberam ou não responderam são 12,8%.

Espontânea

O ranking não sofreu grandes alterações no cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. O vereador Wesley de Jesus (DEM), que conta com o apoio do atual prefeito de Nova Lima, Vitor Penido (DEM), aparece novamente na primeira posição, com 16% das intenções de voto.

Já o atual vice-prefeito da cidade, João Marcelo Dieguez (Cidadania), e o ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PDT) aparecem empatados inclusive numericamente na segunda colocação, com 11,6% dos votos. 

Em seguida vem o advogado Dr. Juarez (Solidariedade), com 6,2% das citações do eleitor. O militar reformado Soldado Flávio de Almeida (PT) tem 3,6% na pesquisa espontânea. Sergio Americano Mendes (Podemos) tem 0,4% das intenções de voto, enquanto Jobert Jobão (UP) tem 0,2%. Os entrevistados que disseram que votariam em outros candidatos somam  4,8%. Os que  não votariam em ninguém ou em branco ou nulo são 12,8%. Já os que não souberam ou não responderam, 32,8%.

Carlinhos Rodrigues é o mais rejeitado

A pesquisa DataTempo/CP2 procurou saber também o nível de satisfação individual dos eleitores diante de cada candidato à Prefeitura de Nova Lima. Os dados apontam que Carlinhos Rodrigues (PDT), que foi prefeito por dois mandatos, tem a maior rejeição: 45,6% dos entrevistados responderam que não votariam nele de forma alguma. Líder na pesquisa de intenções de voto, o vereador Wesley de Jesus (DEM) é o segundo mais rejeitado no levantamento, com 25,4% das menções.

Na terceira posição está o militar Soldado Flávio de Almeida (PT), que é rejeitado por 31,4% do eleitorado nova-limense. O advogado Dr. Juarez (Solidariedade) tem 28% de rejeição, enquanto o atual vice-prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), tem 18,4%. 

Os candidatos com menor taxa de rejeição na cidade são Jobert Jobão (UP), com 13,8%, e Sergio Americano Mendes (Podemos), que soma 11,6%.

Vitor Penido

A pesquisa mediu a popularidade da administração de Vitor Penido (DEM) na Prefeitura de Nova Lima. Para isso, foram dadas aos entrevistados duas opções de resposta. Ao todo, 66% deles disseram aprovar a gestão do democrata, enquanto 26,2% afirmaram que a desaprovam. Outros 7,8% não souberam ou não responderam à questão.

Dados

A pesquisa DataTempo/CP2 ouviu 500 pessoas entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Registro no TSE: MG04266/2020.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!