O TEMPO CHECAGEM

É falso que chuvas em Belo Horizonte no ano passado mataram 14 pessoas

Propaganda da chapa de João Vítor Xavier, candidato à Prefeitura da capital, erra período de óbitos nas últimas chuvas, mas campanha reforça que eles ocorreram

Por Angel Drumond
Publicado em 13 de outubro de 2020 | 09:37
 
 
 
normal

Uma propaganda veiculada pela coligação BH de Verdade, encabeçada por João Vítor Xavier (Cidadania), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, divulga imagens das enchentes e alagamentos na capital ocorridos em 2019. A narração fala em 14 óbitos em decorrência das chuvas. O Tempo Checagem foi conferir a informação. 

Segundo o Boletim Estadual de Proteção e Defesa Civil nº 364, de 31 de dezembro de 2019, emitido pela Defesa Civil de Minas Gerais e pelo Gabinete Militar do governador, uma pessoa morreu em Belo Horizonte em decorrência das chuvas e dos problemas causados por elas no ano passado. 

De acordo com a informação oficial, Gilmara Silva Soares faleceu aos 22 anos, depois de ter sido arrastada por uma enxurrada na madrugada do dia 23 de dezembro de 2019, no bairro Vale do Jatobá, na região do Barreiro. A jovem chegou a ser resgatada por populares e socorrida por equipes do Samu e Corpo de Bombeiros, mas morreu antes mesmo de ser levada ao hospital. 

Portanto, é falsa a informação de que ocorreram 14 óbitos em Belo Horizonte durante as chuvas do ano de 2019 veiculada pela coligação BH de Verdade. 

A assessoria do candidato João Vítor Xavier, porém, reforçou que o número de 14 mortes está correto, embora o período de sua ocorrência abarque também o início de 2020.

"O número de 14 mortes está correto. Esse número é compreendido no período chuvoso, de outubro de 2019 a março de 2020, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Isso é ainda mais grave, já que são apenas 6 meses", destacou a assessoria de João Vítor.

"A legenda do filme será substituída para esse período", enfatizou a assessoria do candidato, que completou: "Triste é perceber que 14 mortes se transformam em questão de calendário, não em questão de vida."

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!