O TEMPO CHECAGEM

É falso que João Doria nomeou chineses para empresa

O Tempo Checagem foi conferir informação divulgada sobre uma possível indicação de chineses para estatal de São Paulo

Por Getúlio Fernandes
Publicado em 07 de novembro de 2020 | 11:15
 
 
 
normal

Uma mensagem que circula nas redes sociais acusa o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de nomear três chineses para a direção da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

O Tempo Checagem foi conferir a informação.  

A mensagem é compartilhada junto com uma imagem do que seria uma publicação oficial, com os nomes dos novos nomeados. A mensagem afirma que o chefe do Executivo paulista nomeou três funcionários e que a população estaria “aceitando calada” a decisão.  

A CPFL informou, em nota, que é uma empresa privada, sem participação de qualquer governo. “A CPFL Energia informa que é uma empresa privada desde 1997, com capital aberto desde 2004, sendo suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, sem participação de governos. A empresa esclarece que os profissionais executivos, brasileiros e estrangeiros, indicados para assumir cargos com responsabilidade estatutária, tem carreira profissional consolidada, com profundo conhecimento em suas respectivas áreas de atuação. A CPFL reitera que segue rigorosamente a legislação e regulamentação aplicáveis, bem como as melhores práticas de governança corporativa”, informou a companhia. 

No entanto, a empresa não informou se os três nomes e os cargos que aparecem na imagem são de diretores da empresa. 

O governo de São Paulo informou que não possui “qualquer relação com a CPFL, uma empresa privada desde 1997, portanto a informação é totalmente descabida”. 

Portanto, É FALSO que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nomeou três chineses para a direção da CPFL Energia, já que a empresa é privada e não possui relação com o governo paulista ou qualquer administração pública.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!