Minas

Eleição 2020: Professor titular de educação física é promessa em Nova Lima

Até o quinto ano, não há aula especializada na cidade; educador regular é responsável por propor atividades

Por Bruno Menezes
Publicado em 17 de outubro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

O incentivo ao esporte como forma de evitar que os jovens se envolvam com drogas é um dos pontos presentes em todos os programas de governo dos candidatos à Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana. Também para a área, eles planejam a revitalização de espaços públicos, a criação de projetos recreativos e de competições, além de um acesso mais fácil e da diversificação das modalidades esportivas disponíveis.

O atual vice-prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), aposta na revitalização de espaços públicos e aponta como ação importante de sua administração a construção do primeiro ginásio poliesportivo do município. “No governo atual, passamos pela reforma de quadras, estamos passando pela construção do primeiro ginásio poliesportivo municipal. Temos também as trilhas nas serras que os ciclistas e caminhantes precisam de mais segurança. Acredito que temos condições de investir nessa infraestrutura”, afirma. 

O candidato acredita que, com a melhora da infraestrutura esportiva será possível atrair grandes eventos da área e diversificar as fontes de renda no município. Uma deficiência que ele espera resolver é a falta de profissionais de educação física nas escolas da cidade. Atualmente, há dois professores concursados em Nova Lima – ao todo são 26 escolas municipais. “Temos apenas um ou dois professores de educação física concursados. Não abre concurso. Temos processo seletivo de estágio de educação física, e os estagiários são direcionados às escolas. O que eu defendo é que todas as escolas tenham um profissional de educação física”, explica. 

Popularização

O vereador Wesley de Jesus (DEM) defende a manutenção de um corpo técnico na Secretaria Municipal de Esportes e a popularização de esportes especializados. “O esporte não é só futebol, temos muitas outras modalidades que podem ser exploradas e, inclusive, para pessoas ‘especiais’. Temos as academias ao ar livre. O governo comprou 15 academias para serem instaladas e vamos ter quase todos os bairros com equipamentos para isso”, declara. 

Para resolver a falta de profissionais de educação física nas escolas, ele sugere novo concurso público – para eles, seriam necessários ao menos 40 profissionais para atender a demanda local. “Até o quinto ano do ensino fundamental não tem na grade escolar, que é preestabelecida pelo MEC, a educação física. Quem dá essas aulas é o professor regular, que leva os alunos para uma atividade recreativa no pátio do colégio”, diz.

Futebol

Ajudar o centenário Vila Nova, time de futebol do coração de muitos nova-limenses, é uma das propostas do candidato à prefeitura Soldado Flávio de Almeida (PT). O militar também defende a diversificação do esporte como uma importante ferramenta para que se descubram novos talentos esportivos na cidade e ainda para promover a integração social. 

“Eu sempre gostei de jogar futebol porque nunca me foi oferecido outro esporte. Os tempos mudaram, e eu acredito que a gente precisa promover a integração social por meio do esporte. A gente tem que apoiar o esporte amador na cidade, nas mais diversas modalidades. Temos que oferecer todas as opções de esporte. É onde a gente salva as pessoas do mundo das drogas, do mundo da bebida”, explica. 

O militar defende ainda a revitalização de equipamentos e espaços propícios para atividades físicas, com destaque para a iluminação pública que, na opinião dele, precisa de mais atenção do Executivo Municipal.

Experiência

O advogado Dr. Juarez (Solidariedade) pretende levar atividades esportivas a todos os bairros de Nova Lima. Além de contar com o auxílio de profissionais da área, o candidato planeja utilizar a experiência de policiais militares reformados na área. 

“Nós vamos tentar envolvê-los nos nossos planos, dar uma qualificação especial para esses veteranos, para que eles ajudem o jovem em sua preparação para os mais diversos tipos de esportes, utilizando as quadras e os campos de futebol já existentes em Nova Lima”, explica o advogado. O candidato à prefeitura também planeja trabalhar na regulamentação da Lei de Incentivo Fiscal ao esporte e lazer.

Recursos e experiência

O candidato Jobert Jobão (UP) defende a diversificação dos investimentos no esporte em Nova Lima, com o olhar voltado principalmente para o ciclismo e para a caminhada, que têm crescido no gosto dos nova-limenses. Ele propõe ainda a criação de pontos de apoio para estimular a prática desses esportes. Jobert quer levar danças, skate, lutas e capoeira a todos os jovens da cidade. 

O empresário Sérgio Americano Mendes (Podemos) pretende firmar parcerias com a iniciativa privada para realizar a manutenção de praças e espaços esportivos. Em troca, as empresas teriam direito a publicidade nesses locais. 

O candidato do Podemos também propõe incentivar a população a participar de caminhadas ecológicas e buscar patrocínio com empresas para o Vila Nova, em vez de investir recursos públicos.

Critério para cobertura

Como anunciado antes da campanha, a cobertura dos candidatos é guiada pela pesquisa DataTempo/Quaest. A reportagem tenta há dias contato com Carlinhos Rodrigues, em segundo lugar, sem sucesso. A falta de retorno inviabiliza a cobertura, mas o espaço segue aberto.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!