Propostas

Eleições 2020: Candidatos de Nova Lima querem investir na Guarda Municipal

Integração com forças policiais e tecnologia também são propostas

Por Bruno Menezes
Publicado em 10 de outubro de 2020 | 06:15
 
 
 
normal

O aprimoramento da estrutura, o investimento em tecnologia, uma atuação cada vez mais significativa da Guarda Municipal e parcerias com o governo de Minas estão entre as propostas dos candidatos à Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana, para a segurança pública. Assim como em grande parte de Minas, dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) apontam que nos últimos anos houve queda no número de crimes violentos na cidade. 

O pico foi registrado em 2016, com 649 crimes desse tipo, sendo que no ano anterior, foram 578, uma alta de 12,28% de um ano para outro. Em 2019, foram 253 registros e até agosto de 2020, 110. 
O vereador Wesley de Jesus (DEM) vê as estatísticas com otimismo, mas afirma que em um eventual governo pretende aprimorar a estrutura com o apoio do governo de Minas. 

“O município está fazendo a desapropriação de um espaço físico para que a Polícia Militar possa se realocar para lá. Dar continuidade a essas parcerias com o Estado, que se tornou ausente não por ineficiência, mas por sua condição financeira, para permitir que Nova Lima tenha um batalhão com estrutura física, construir a delegacia da Polícia Civil e, diante da ausência do Estado, melhorar a estrutura da Guarda Municipal”, defende o vereador. 

Wesley de Jesus prevê, já para o próximo ano, concurso para dobrar o efetivo, hoje de cerca de 90 guardas. “Não dá para contratar de imediato, porque estamos dentro da Medida Provisória editada pelo presidente que diz que o município que estiver inscrito para receber verba especial do Covid-19 não pode mexer na folha de pagamento até o fim de 2021. Mas podemos pensar nisso para 2022”, explica.

O ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PDT) critica o contingente da Guarda. “Em nosso governo, a Guarda Municipal dava apoio em algumas operações da polícia. No meu entendimento, a maior contribuição que se daria agora seria aumentar o contingente da Guarda. Em segundo lugar, os bairros às margens da BR–356, como Jardim Canadá, Vale do Sol e Água Limpa mereciam um contingente policial militar locado ali, para que as operações se dessem com mais eficiência e rapidez”, pontua. 

Neste ano, a Guarda Municipal recebeu autorização da Polícia Federal para o porte de arma. Ponto que o atual vice-prefeito, João Marcelo Dieguez (Cidadania), destaca como positivo. “A Guarda caminha para se transformar em uma polícia municipal. Precisamos construir um centro integrado de defesa social. Estrutura que permita uma ação conjunta da Guarda com as polícias Civil, Militar e Federal. Nova Lima tem bons índices de segurança, mas podemos melhorar”, afirma João Marcelo. 

O atual vice-prefeito também destaca que pretende melhorar a iluminação pública do município como forma de garantir mais segurança para a população.

O advogado Dr. Juarez (Solidariedade) defende mais integração entre as polícias e a Guarda Municipal. Além disso, ele afirma que pretende criar um centro integrado de informações. 

“Para que todas as ações sejam coordenadas e que, de imediato, tenha uma ação. Seja da Guarda Civil, da Polícia Militar, isso é fundamental. Temos também que usar uma nova tecnologia, que vi no interior de São Paulo, onde em cima do poste de luz instala um aparelho que acompanha o tráfego, a velocidade, o rotativo. É uma tecnologia israelense. Todo carro que entra na cidade você tem condição de puxar a placa dele e saber se é fruto de roubo”, explica. Ele também defende o uso de lâmpadas de LED em toda a cidade para melhorar a iluminação. 

Soldado Flávio de Almeida (PT) defende um reforço em bairros mais afastados do centro. “A segurança pública é eficaz, o que falta são pontos em alguns bairros. Por exemplo, bairros mais afastados, como Água Limpa e Boa Vista, acredito que temos que colocar mais guardas municipais como apoio à Polícia Militar”, explica. Ele também defende um aumento no efetivo.

O candidato Jobert Jobão (UP) fez uma reunião interna de campanha e concedeu entrevista à imprensa local ontem. À noite, o candidato se reuniu com apoiadores e participou de uma live com sua vice, Roberta Zanon (PSOL). A transmissão contou com a participação da deputada estadual Andreia de Jesus (PSOL).

O empresário Sérgio Americano Mendes (Podemos) participou de uma caminhada pelas ruas de Nova Lima ao lado de um candidato a vereador pelo mesmo partido. À tarde, o postulante à prefeitura realizou uma reunião com integrantes do Podemos. À noite fez um encontro virtual com apoiadores de campanha.

Cobertura

Como anunciado antes do início da campanha, a Sempre Editora vai nortear sua cobertura pelas pesquisas contratadas junto à consultoria Quaest. Os cinco candidatos mais bem-colocados terão prioridade na divulgação de seu plano de governo e de seus compromissos. A cada nova pesquisa, se houver mudança de cenário, haverá também mudança de nomes priorizados. 

A pesquisa divulgada no dia 8 trouxe Wesley de Jesus (DEM) com 22% dos votos, Carlinhos Rodrigues (PDT) com 16%, João Marcelo Dieguez (Cidadania) com 13%, Dr. Juarez (Solidariedade) com 11% e Soldado Flávio de Almeida (PT) com 6%. Ela ouviu 750 pessoas entre 3 e 5 de outubro. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O registro no TSE é MG02037/2020.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!