Mais 4 anos

Eleições 2020: Com 57%, André Merlo é reeleito prefeito em Governador Valadares

O atual vice-prefeito e rival na corrida pela prefeitura, Dr. Luciano (PSC), teve 42,26% dos votos

Por Thaís Mota
Publicado em 29 de novembro de 2020 | 18:35
 
 
 
normal

O prefeito de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, André Merlo (PSDB) foi reeleito neste domingo (29). Ele foi escolhido por 71.764 eleitores, o que corresponde a 57,74% dos votos válidos, e derrotou o atual vice-prefeito Dr. Luciano (PSC), que teve 52.515  (42,26%).

Eleito em uma coligação com outros seis partidos (PDT/MDB/PODE/DEM/PTC/PV) Merlo disse que o resultado já era o previsto, segundo pesquisas realizadas no município e não se surpreendeu com a vitória. “Era esperado aí, pelo que vimos nos últimos dias, mas foi uma disputa muito intensa e o que interessa é a vitória e a gente poder continuar nosso trabalho e poder levar Valadares ao desenvolvimento”, afirmou. 

Disse ainda que, entre suas prioridades para o segundo mandato, estão a entrega de obras que estão em andamento. Além disso, afirmou que tem um amplo plano de governo proposto para a cidade que vai de melhorias na infraestrutura a investimentos em ciência e tecnologia e em um plano de mobilidade urbana. 

Mas, ponderou que a pandemia de coronavírus é um retrato ainda preocupante na cidade. Ele, inclusive, foi diagnosticado com Covid-19 às vésperas do primeiro turno e precisou ser internado em São Paulo. O prefeito deixou a UTI no último dia 18 e retornou ao município na última segunda-feira (23), já para a reta final da campanha de segundo turno, mas segue em tratamento com fisioterapia respiratória para se recuperar da doença. 

Também no último dia 18, Valadares voltou à Onda Vermelha do programa Minas Consciente, do governo do Estado, em razão do aumento do número de casos da doença na cidade. Nessa fase, há uma restrição maior ao funcionamento de comércio e serviços, limitando-se somente às atividades essenciais.

“É preocupante (a situação da pandemia) e, a partir de amanhã vou focar ainda mais nisso porque temos questões pontuais aqui de ocupação de leito porque o Estado tem regulado pacientes de cidades não pactuadas com Valadares. Então, já entrei em contato com um promotor de Justiça que cuida da saúde da nossa região para a gente estar conversando com o Estado para que isso não aconteça e penalize nossa região”, disse.

Merlo afirmou ainda que não deve ter dificuldades financeiras para fechar o atual exercício, mas acredita que os próximos anos sejam desafiadores. “Estamos visualizando quatro anos difíceis, primeiro porque a gente ainda está em uma pandemia e ninguém sabe quando essa pandemia vai passar”, afirmou. E completou: “Mas, eu tenho certeza que vamos controlar a situação”.

Eleição em dois turnos

Essa foi a primeira vez que Governador Valadares teve uma eleição em dois turnos. Em 2016, a cidade ultrapassou a marca de 200 mil eleitores, número mínimo para que a disputa seja decidida em segundo turno, mas o atual prefeito André Merlo (PSDB) venceu ainda no primeiro com 81,03% dos votos válidos - o que corresponde a mais de 105 mil votos. 

Desta vez, no entanto, Merlo teve 49.183 votos (38,27% dos votos válidos) no primeiro turno, o que o levou ao segundo turno. Porém, já chegou com ampla vantagem, uma vez que teve quase o dobro da votação registrada por Dr. Luciano, que terminou com 24.823 votos (19,32% dos votos).

Além disso, contou com o apoio da quarta colocado na disputa, Dra. Rosemary Mafra (PSB), declarou apoio à sua candidatura. Já o terceiro candidato mais votado, com 18.570 votos, o deputado federal Leonardo Monteiro (PT), não declarou apoio a ninguém. Outros cinco candidatos disputaram o primeiro turno e a disputa terminou com 32,01% de abstenção, 5,16% votos brancos e 6,48% votos nulos.

Já no segundo turno, a abstenção foi ainda maior. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 35,61% do eleitorado não compareceu às urnas, o que corresponde a 76.171 eleitores. O total de votos nulos foi de 6,10% e 3,66% dos eleitores votaram em branco.

Após derrota, Dr. Luciano abandona críticas e parabeniza prefeito reeleito

Apesar da derrota, Dr. Luciano (PSC) agradeceu aos eleitores que confiaram seu voto a ele desejou sorte ao prefeito reeleito. “A gente fica triste porque não foi eleito. A expectativa era ser eleito. Mas, eu agradeço a expressiva votação que eu tive, 52.500 pessoas acreditaram na minha proposta, mas eleição é isso. O André ganhou e agora ele é o prefeito de todos os valadarenses, inclusive o nosso. Espero que ele faça uma boa campanha. Minha preocupação maior é com a cidade e meu desejo é sempre o bem”, afirmou.

Ele acredita que o resultado pode ter relação com o índice de abstenção. Pouco mais de 35% dos eleitores não votaram neste segundo turno em Valadares. “Houve uma dispersão muito grande em Governador Valadares, quase 80 mil pessoas não votaram. Valadares tem muita gente fora da cidade, morando no exterior, ou em outros estados e cidades. E também a pandemia e o medo, as medidas de isolamento, também deixaram as pessoas receosas de irem votar”, avaliou.

Apesar de uma campanha marcada por duras críticas à gestão do atual prefeito, além de ataques mútuos entre os candidatos, após o resultado das urnas, Dr. Luciano mudou o tom. “Olha, acabou a eleição. Agora, eu não tenho mais crítica nenhuma a ele, eu desejo é sucesso a ele no governo. Que ele faça um governo muito bom para nossa cidade. As críticas eram durante a campanha e agora não tenho mais críticas”, afirmou. 

No entanto, sinalizou que pode disputar a próxima eleição. “Agora é partir para outra. Amanhã já começa a próxima campanha, que normalmente já começa no dia seguinte. Vou tentar manter esse grupo nosso, que me ajudou demais e eu agradeço a todos eles”, afirmou. 

Dr. Luciano concorreu à prefeitura em uma coligação de seu partido, o PSC, com o Cidadania e o Pros. Ele rompeu com Merlo ainda durante o primeiro ano de mandato, segundo o próprio Dr. Luciano, por divergências políticas.

Números da Eleição 2020 em Governador Valadares - 2° turno

André Merlo (PSDB) - 71.764 votos (57,74%)
Dr. Luciano (PSC) - 52.515  (42,26%)
Brancos - 5.038 (3,66%)
Nulos - 8.398 (6,10%)
Abstenção - 76.171 (35,61%)

Atualizada às 20h55

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!