Índice de Popularidade Digital

Eleições em Betim: Medioli começa campanha com mais força nas redes, aponta IPD

O atual prefeito lidera em fama e engajamento virtual, mas perde em mobilização para o Doutor Xaropinho (MDB) e em valência para Junio Araújo (SD)

Publicado em 29 de setembro de 2020 | 06:00

 
 
Vittorio Medioli Vittorio Medioli Foto: Fred Magno / O Tempo
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O atual prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PSD), desponta como o candidato mais conhecido digitalmente dentre os oito postulantes à cadeira do Executivo da cidade da região metropolitana de BH nas eleições municipais de 2020. É o que mostra o Índice de Popularidade Digital (IPD) levantamento elaborado pela consultoria Quaest. 

Assim como feito para a corrida eleitoral da capital, a empresa analisou seis plataformas digitais (Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google) para ver o desempenho digital dos candidatos de Betim. 

Seis nomes foram analisados no levantamento da Quaest – Vittorio Medioli (PSD), Dr. Xaropinho (MDB), Dr Vinícius (Rede), Junio Araújo (Solidariedade), Maria do Carmo Lara (PT) e Gabriela Clemente(PSOL). Os candidato Zulu (PCB) e Fernando Mendonça (PRTB) não possuem dados suficientes nas redes sociais para possibilitar a análise.

 

 

Em uma escola 0 a 100, o atual mandatário de Betim, no levantamento feito nessa segunda-feira (28) pela Quaest, aparece com 76,84 pontos, enquanto o segundo colocado, Doutor Xaropinho (MDB), marcou 45,24 de IPD. Esse número é dividido em quatro dimensões (fama, engajamento, valência e mobilização).

Neste primeiro levantamento de Betim, Medioli venceu em duas dimensões das quatro analisadas e segundo o professor de ciência política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor da Quaest, Felipe Nunes, isso explica o sucesso do atual prefeito neste início de campanha eleitoral. 

“A fama do atual prefeito se justifica pela alta capacidade de destaque digital. Ele tem dez vezes mais seguidores do que o segundo colocado no Facebook e no Instagram. Ele também é quem mais engaja o eleitorado. Veja um exemplo, enquanto a ex-prefeita de Betim, Maria do Carmo, obtém pouco mais de 2.000 likes em sua página do Facebook, Medioli tem aproximadamente 33 mil likes por semana”, exemplificou o pesquisador.

De acordo com o Nunes, o atual prefeito perde em mobilização para o segundo colocado no IPD, Dr. Xaropinho e em valência para o 5° colocado no levantamento, Junio Araújo.

“O caso do Juninho chama atenção, por ser o candidato com o maior número de comentários positivas x negativas na cidade. Por se tratar de uma novidade, ele despertou interesse da cidade nesta última semana. Já o doutor Xaropinho não é superado por nenhum o outro no número de compartilhamentos, por isso seu sucesso em mobilização”, explicou Felipe Nunes.

“O Doutor Vinícius, por sua vez, que aparece em terceiro. Não lidera nenhuma das dimensões, mas apresenta resultados satisfatórios em todas que lhe garantem a terceira colocação no levantamento”, disse Nunes.

Outro ponto destacado pelo professor da UFMG é o baixo desempenho da ex-prefeita Maria do Carmo Lara. A petista aparece em 4° lugar no ranking e apresenta números inferiores a candidatos estreantes nas urnas.

“Maria do Carmo foi prefeita de Betim e é um nome conhecido na cidade, mas mesmo assim ela consegue ter números bem inferiores à candidatos estreantes na política da cidade”, ressaltou Nunes.

 

 

O índice

Para calcular o Índice de Popularidade Digital (IPD) dos candidatos, a Quaest considera dados como: número de seguidores nas redes sociais, quantidade de comentários por postagem, os compartilhamentos das postagens e as reações positivas ou negativas às postagens.

Um modelo estatístico pondera e calcula a importância de cada dimensão; os personagens analisados são, então, colocados numa escala de 0 a 100 e o índice final é montado para os candidatos.