Proposta

Eleições em BH: Áurea defende integração da PBH com a região metropolitana

Ela acredita que assim a gestão dos serviços públicos será mais eficiente para toda a população que vive na capital e nos municípios do entorno

Por Thaís Mota
Publicado em 10 de novembro de 2020 | 17:30
 
 
 
normal

Candidata à prefeitura de Belo Horizonte, Áurea Carolina (PSOL) defende uma integração do Executivo com cidades da região metropolitana para uma gestão mais eficiente para toda a população que vive nos municípios do entorno da capital mineira.

Essa integração aparece em seu plano de governo, por exemplo, quando a candidata traz suas propostas para a saúde. Ela propõe o desenvolvimento de “um projeto de Saúde Pública Municipal que considere sua inter-relação com a região metropolitana, fomentando um Plano Intermetropolitano de Saúde Pública”.

Questionada sobre como a medida seria implementada na prática, Áurea explica que a ideia é otimizar o atendimento e os recursos na saúde da capital, beneficiando também populações das cidades da Grande BH, que são menores e recebem menos recursos para saúde – em alguns casos, insuficientes.

“A ideia é que a gente possa ter um planejamento conjunto com outros municípios da região metropolitana para otimizar e potencializar o acesso da população do entorno aos serviços de Belo Horizonte porque a gente sabe que a capital tem muito mais recursos e é preciso que haja uma postura generosa por parte da prefeitura liderando esse processo de integração”, afirmou. 

Ainda segundo a candidata, grande parte da população que mora em outras cidades da região metropolitana trabalha na capital e tem parte de sua vida aqui, o que torna essa integração dos serviços públicos ainda mais justa.

“Muita gente que vêm dos municípios da região metropolitana trabalha em Belo Horizonte, gera riqueza aqui na cidade e volta pra sua cidade de origem e lá não tem uma série de políticas porque a distribuição da riqueza é muito desigual. A capital concentra muito mais recursos e se beneficia da força de trabalho de quem vive na região”, disse.

Mas, a integração com cidades que fazem fronteira com a capital vai para além da gestão da saúde. “Isso vale também para a questão do transporte e para o planejamento sobre águas que tem que envolver toda a bacia, por exemplo”. Em entrevista anterior ao jornal O TEMPO, Áurea falou justamente de uma política integrada com a prefeitura Contagem para viabilizar a limpeza da Lagoa da Pampulha que hoje recebe esgoto da cidade vizinha. 

Em seu plano de governo, a candidata também cita essa gestão integrada no desenvolvimento do turismo, em propostas relacionadas ao meio ambiente, como no caso de fixação de “padrões de qualidade do ar mais restritos, em consonância com os estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde” e também no fomento à produção agroecológica e a comercialização desses produtos na região.

A candidata também falou sobre a importância de que essa parceria entre prefeituras seja formalizada, de forma a não ficar ‘refém’ do alinhamento político de cada administração aos demais prefeitos. “É isso que a gente propõe: que a gente possa ter uma disposição política que também possa trazer avanços institucionais. Hoje, a gente não tem uma fundamentação que vincule melhor essa integração como uma obrigação dos governos. Entra governo e sai governo, a depender da orientação política, a relação com a região metropolitana muda. E a gente precisa estabelecer que as políticas se consolidem e avancem ao longo do tempo, independente de quem assumir a prefeitura”, concluiu.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!