Economia popular

Eleições em BH: Luisa Barreto propõe desburocratizar Feira Hippie

Candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, ela aprovou o novo formato da feira, mas disse que há espaço para melhorar relação entre a administração municipal e os feirantes

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 08 de novembro de 2020 | 12:49
 
 
 
normal

Candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, Luisa Barreto (PSDB) quer simplificar a relação da administração municipal com os feirantes que fazem parte da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, popularmente conhecida como Feira Hippie.

A candidata fez campanha na manhã deste domingo (8) no local. Além dos vendedores, ela conversou com eleitores que passeavam pela feira.

“Os feirantes reclamam muito da burocracia. Eles não conseguem, as vezes, ter uma proteção melhor para a chuva, uma proteção melhor para o sol. Muita gente que quer entrar na feira e não se abre as licitações há muito tempo. Isso é uma reclamação muito grande”, disse.

“A prefeitura precisa tratar isso com mais tranquilidade, menos burocracia, ser mais simples essa relação porque o que os feirantes mais querem é vender. Vender com qualidade e fazer o trabalho deles”, acrescentou a candidata.

Luisa Barreto aprovou o novo formato da Feira Hippie, que foi adotado pela Prefeitura de Belo Horizonte por causa da necessidade de maior distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus. 

Além das barracas de alimentação terem sido transferidas para a avenida Álvares Cabral e outra parte para a rua Espírito Santo, a feira está ocupando um espaço maior, indo da Praça Sete até a esquina da avenida Afonso Pena com a rua dos Guajajaras.

“O formato ficou muito adequado, ficou melhor para os feirantes e também para quem vem aqui comprar. [...] Dá para manter o formato, mas tem como mudar muito a relação da prefeitura com a feira”, afirmou. 

A uma semana do primeiro turno, a candidata do PSDB acredita que há espaço para crescer, principalmente por causa dos eleitores indecisos.

De acordo com as pesquisas, as intenções de voto de Barreto giram em torno de 1%, como na pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na última quinta-feira (5) (registro MG-02074/2020) — na pesquisa DataTempo/CP2 contratada pela Sempre Editora (registro MG-06041/2020) e publicada na última segunda-feira (2), Luisa Barreto aparece com 0,7% dos votos.

“O que eu tenho mais conversado com as pessoas é da importância do voto, da possibilidade sim de termos uma mudança em Belo Horizonte, o jogo está aberto e todo mundo pode chegar ao segundo turno. Eu tenho muita segurança de que dá para crescer nessa reta final”, disse.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!