Contagem

Eleições em Contagem: conheça os candidatos, pesquisa e resultado do 1º turno

Petista Marília Campos foi a mais votada e lidera as intenções de voto

Por Gabriel Moraes
Publicado em 29 de novembro de 2020 | 08:49
 
 
 
normal

Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, é um dos 57 municípios brasileiros onde os eleitores voltarão às urnas neste domingo (29) para escolher quem será o prefeito ou prefeita pelos próximos quatro anos. Na segunda maior cidade de Minas Gerais, a disputa está entre Felipe Saliba (DEM), que concorre ao seu primeiro cargo político, e Marília Campos (PT), já conhecida no meio.

Quem é quem

Advogado de 40 anos, Saliba, que nasceu em Belo Horizonte, começou a ficar conhecido na cidade quando defendeu comerciantes que se manifestavam contra medidas restritivas de prevenção ao coronavírus. Um fator que contribuiu para que ele crescesse no segundo turno é o fato de ter como coordenador de campanha o ex-prefeito da cidade Ademir Lucas.

Natural de Ouro Branco, na região Central do estado, Marília, que é formada em psicologia, acumula experiência na carreira política. Foi vereadora, deputada estadual três vezes e prefeita de Contagem em duas ocasiões, entre 2005 e 2012.

1º turno

No dia 15 de novembro, 1º turno das eleições municipais, Marília Campos ficou em primeiro lugar na cidade. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata teve 118.955 votos, ficando com 41,83% no sufrágio. Já Felipe Saliba foi o escolhido por 52.371 cidadãos, com 18,42% dos votos válidos.

Em quarto lugar na disputa ficou o vereador Ivayr Soalheiro (PDT), com 4,98%, seguido por Márcio Bernardino (Novo), com 4,62%, e Wellington Silveira (PL), com 4,03%. O deputado estadual Professor Irineu (PSL) terminou o primeiro turno em quinto, sendo escolhido por 3,96% dos eleitores que foram às urnas. Atrás dele vêm Coronel Avelar (Cidadania), com 2,63%; Kaká Menezes (Rede), com 2,04%; Coronel Fiuza (PTC), com 1,11%; Maria Lúcia Guedes (PV), 0,75%; Lindomar Gomes (PMN), 0,71%; Alfredo (Patriota), 0,58%; e Dulce (PMB), 0,23; e Sebastião Pessoa (PCO), 0,02%.

As eleições em Contagem tiveram 19,99% de abstenções, abaixo da média nacional, que deve ficar em torno de 30%, de acordo com o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.

Pesquisa

Segundo a pesquisa DataTempo/Quaest, divulgada na última quarta-feira (25), a petista aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o concorrente tem 33%. Considerando-se a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, ela pode ter entre 39,9% e 46,1%. Por outro lado, Felipe Saliba registra 33%. Com a margem de erro, poderia ficar hoje entre 29,9% e 36,1%.

Os eleitores que disseram que pretendem votar em branco ou nulo ou que disseram que não escolherão nenhum candidato são 15%. Os que não souberam ou não responderam são 10%.

Quando se excluem os brancos e nulos e os indecisos para fazer uma projeção de votos válidos, Marília pontua com 56,6%, enquanto Saliba alcança 43,4%. A distância de 13 pontos é dez pontos menor do que a registrada ao final do primeiro turno, pois a maior parte dos eleitores de outros candidatos migrou para Saliba.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!