Programa

Eleições em Contagem: Críticas a rivais surgem na volta do horário eleitoral

Candidatos apostaram em estratégias semelhantes nos programas, tendo como ponto comum o combate às fake news contra suas campanhas

Por Thaís Mota
Publicado em 23 de novembro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Começou na última sexta-feira o horário eleitoral gratuito na TV (exibido apenas na Record) para o segundo turno das eleições 2020 em Contagem. Agora, os candidatos têm o mesmo tempo – cinco minutos cada por bloco – para apresentarem suas propostas e os concorrentes à prefeitura de Contagem apostaram em estratégias semelhantes nos programas veiculados na sexta e no sábado, tendo como ponto comum o combate às fake news contra suas campanhas.

Felipe Saliba (DEM) fez programas focados no discurso da renovação da política. Ele se apresenta como um candidato de fora do meio político e traz essa característica como um diferencial e uma vantagem em relação à opositora, Marília Campos (PT), que já foi prefeita por dois mandatos.

Ele também criticou os apoios políticos obtidos pela adversária, como os do presidente estadual do PDT em Minas e candidato no primeiro turno, Ivayr Soalheiro, e do também candidato, que ficou em terceiro lugar, o vereador Dr. Wellington Ortopedista (Republicanos). “Por isso, não aceito conchavos políticos e não disputarei eleição com esse tipo de jogada. Minha aliança sempre será com você e não aceito ser refém desse tipo de administração pública. Apoio pra mim tem que ser com quem realmente quer reconstruir Contagem”, disse no programa de sábado.

Ele cita ainda o atual prefeito Alex de Freitas, que foi secretário dos governos de Marília, relembra que foi ele quem restituiu a cobrança do IPTU na cidade e utiliza imagens da candidata se mostrando favorável ao imposto.

Questionado sobre o foco de sua campanha nos próximos dias ele enfatizou que considera trazer “uma renovação e uma experiência e bagagem profissional, tanto da área jurídica quanto do meio privado” para ajudar a cidade.

Já Marília Campos (PT) aposta justamente em sua trajetória política, sua experiência de administração pública e nos apoios que obteve para o segundo turno. Em seu programa, a candidata lista diversas obras e melhorias feitas em Contagem durante sua gestão e conta com a participação justamente de Dr. Wellington Ortopedista (Republicanos) e do deputado federal e presidente do Republicanos em Minas, Gilberto Abramo.

“Recebo de braços abertos os novos apoiadores que chegam todos os dias. É a população, lideranças sociais, lideranças políticas, lideranças partidárias, tudo isso fortalece o meu compromisso em governar com todos e para todos”, falou a candidata no programa do último sábado.

Apesar de se colocar contra o ataque aos adversários, Dr. Wellington cita Alex de Freitas no programa da candidata petista e o compara a Saliba. “A gente não pode ser enganado novamente. Em 2016, a gente teve um novo novato aqui em Contagem que prometeu IPTU de graça. Todo mundo foi enganado, foi traído. E agora, tem um outro candidato inexperiente que é um novo novato fazendo as mesmas promessas”, disse.

Perguntada sobre a menção direta ao opositor, Marília afirma que é uma resposta ao que Saliba tem feito contra ela. “O adversário critica os aliados dizendo que a gente faz conchavo. Então, a gente não pode deixar de responder ou esclarecer porque é que as pessoas buscam alianças. Ele denuncia que fazemos conchavos e negociações, mas não existe nada disso. O que existe é uma pessoa que tem credibilidade e que tem vitória no primeiro turno e que tem experiência para ampliar toda a campanha. A gente responde pontualmente, mas não em uma linha de colocar o adversário como foco”, disse.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!