Educação

Eleições em Nova Lima: ensinos técnico e integral são principais bandeiras

Candidatos à prefeitura querem retomar cursos profissionalizantes após Estado fechar, no começo do ano, único centro do tipo no município

Por Bruno Menezes
Publicado em 01 de outubro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

A presença cada vez maior da tecnologia e o investimento em escolas técnicas profissionalizantes são algumas das propostas para a educação nos planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana da capital. No primeiro semestre deste ano, o governo de Minas extinguiu a unidade da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) que ficava na cidade. Com isso, Nova Lima não conta mais com nenhuma unidade pública de ensino técnico-profissionalizante, uma crítica da maior parte dos postulantes. 

O prédio que abrigava a Utramig pertence à prefeitura, porém, de acordo com interlocutores da rede de ensino da cidade, ele tem sido utilizado como depósito. Os candidatos defendem que o espaço pode ser mais bem utilizado.

Centro tecnológico

O ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PDT) defende que seja construído um centro tecnológico na cidade. “Ele pode oferecer diversas opções nessa área de conhecimento tecnológico, de informática, de comunicação, de língua estrangeira e de tecnologias modernas. Para que as pessoas tenham acesso a esse conhecimento, promovendo uma inserção cidadã na nossa sociedade”, pontuou. 

O advogado Dr. Juarez (Solidariedade) também defende o investimento no ensino técnico e amplia o debate afirmando que todas as escolas de Nova Lima precisam passar por uma ampliação para o ensino integral. 

“Aqui nós não temos todas as escolas em tempo integral. Às vezes temos uma sala, em uma escola. Eu tive a informação que em apenas uma escola de Nova Lima nós temos todas as séries com tempo integral. Então queremos passar isso para todas”, afirmou. 
Parcerias com cursos de língua estrangeira também são propostas pelos postulantes.

“Antigamente nós tínhamos cursos de línguas. Espanhol, inglês, mas não temos mais. Precisamos resgatar isso”, conta o candidato Soldado Flávio de Almeida (PT).

Pré-escola e ensino integral

A professora da rede estadual e candidata a vice-prefeita na chapa do UP, Roberta Zanon (PSOL), afirma que a prefeitura consegue arcar com o material escolar e a merenda, mas é preciso criar vagas de ensino integral e pré-escola. “A gente tem uma dificuldade com o acesso ao ensino integral, não tem o atendimento completo de creche e pré-escola, não tem vaga suficiente para atender a demanda. E precisamos olhar isso tudo”, destaca. 

Em seu plano de governo, o empresário Sérgio Americano Mendes (Podemos) também defende investimentos em todas as etapas de ensino e, dentre outras propostas, prevê a criação do programa “Agenda Aberta da Educação”, que prevê reuniões do Executivo com diretores de escolas e creches para debater as demandas da educação.

Ideb

O atual vice-prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), se ampara nos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para ressaltar a qualidade da educação no município. Após uma queda na média o em 2017, Nova Lima teve a maior média histórica em 2019, com 6,9 pontos. O dado foi divulgado este mês. 

Apesar da melhora no Ideb, Dieguez diz que há muito o que ser feito, principalmente no que se refere a formação técnica. “A gente tem proposto a criação da escola de idiomas e também de programação robótica. É um profissional difícil de encontrar e no futuro será um profissional altamente demandado”, justifica. Ele também prevê a criação da escola do turismo.

Carreira

Wesley de Jesus (DEM), que tem o apoio do prefeito Vitor Penido (DEM), pretende continuar o processo de municipalização das escolas estaduais da cidade. 

“Vamos dar continuidade a isso. Já municipalizamos uma escola e faltam cinco. Vamos ampliar o projeto Escola em Tempo Integral e criar um novo plano de cargos e salários para os servidores da educação”, diz.

Nova Lima tem hoje nove creches e centros de educação infantil, 17 escolas municipais do ensino fundamental, cinco escolas estaduais e uma escola de educação especial, a Ana do Nascimento.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!