Segundo turno

Elisa tem agenda com Zema e Tony Carlos faz reuniões e caminhadas em Uberaba

Governador participou de caminhada com a candidata do Solidariedade, apesar de o estatuto do Novo não permitir apoio a outros partidos

Por Thaís Mota
Publicado em 23 de novembro de 2020 | 17:57
 
 
 
normal

A candidata à prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, Elisa Araújo (Solidariedade) teve um encontro com o governador Romeu Zema (Novo) na manhã desta segunda-feira (23) na cidade. Segundo a assessoria da candidata, eles caminharam pela avenida João XXIII e posaram para fotos.

“Agenda excelente bem como a receptividade dos eleitores. Essa é a segunda vez que ele vem a Uberaba. No primeiro turno foi no bairro Abadia, hoje, no Parque das Américas.Mas seguimos firmes com a campanha como se fosse o primeiro dia”, disse a candidata por meio de uma mensagem enviada à reportagem por sua assessoria. Ainda conforme a assessoria, ela se preparava para uma entrevista para a TV Integração, afiliada da TV Globo no Triângulo e, por isso, não poderia falar com O TEMPO.

Já o candidato Tony Carlos (PTB) cumpriu uma série de agendas que envolviam reuniões e entrevistas. Pela manhã, ele foi mercado municipal de Uberaba, participou de um encontro com funcionários do núcleo de zoonoses de Uberaba e fez uma caminhada pela avenida Elias Cruvinel. À tarde se reuniu com assessores da prefeitura de Uberaba e saiu em carreata pela cidade. Já à noite participaria de uma outra reunião com apoiadores. 

"Uma eleição de segundo turno é voto a voto e temos que correr para tudo quanto é lado para sairmos vitoriosos. Temos feitos composições com vereadores eleitos e não eleitos e com partidos porque a candidata de lá disse que o caminhão dela está vazio e que ela não faz composição com ninguém. Eu, por minha vez, acredito que ninguém ganha sozinho e ninguém governa sozinho", disse.

Ele também mencionou a presença de Zema em Uberaba para apoiar a adversária e disse que, nos dois anos de governo do Novo em Minas, o governador não teria feito nada para a cidade. “A presença dele pode ter agradado alguns, mas desagradou a muitos porque em dois anos nós não fomos contemplados com nada”, disse.

Além das agendas externas, Tony Carlos  também concedeu entrevistas à TV Integração, rádio Jovem Pan e TV Assembleia nesta segunda-feira . 

Estatuto do Novo não permite apoio a candidatos de outros partidos

Apesar do estatuto do Partido Novo vedar aos membros que eles façam campanha “em favor de candidatos de outros partidos”, o governador Romeu Zema esteve em Uberaba para pedir votos para Elisa Araújo (Solidariedade). A medida, segundo o estatuto da legenda, pode se configurar “infidelidade partidária”. 

Zema aparece em diversas fotos ao lado da candidata e utilizando um adesivo com o número do Solidariedade, o 77, preso à camisa. Em outros momentos, até fez o número 7 com os dedos das mãos.

Questionada, a assessoria do governador se limitou a explicar que o governador voou de Joinville (SC), onde estava também para fazer campanha para o candidato Adriano Silva (Novo) que disputa o segundo turno na cidade catarinense, até Uberaba em voo comercial custeado pelo Partido Novo. Já a hospedagem do governador e o voo de Uberaba para BH, segundo a assessoria de Zema, foram custeados por apoiadores de Elisa Araújo.

Em nota, a assessoria do governador informou que o apoio foi autorizado pelo partido no início do ano. “Sobre a questão de o Governador apoiar candidatos de outras legendas, foi expedida norma específica pela direção do Partido NOVO no início do ano, pela qual é liberada a declaração de voto e apoio aos candidatos nas cidades onde o NOVO não teve candidatura própria”.

Já o presidente do Partido Novo em Minas Gerais, Ronnye Antunes, foi procurado mas não respondeu sobre o caso. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!