OTEMPO CHECAGEM

Lafayette Andrada usa áudio de Kalil sobre ajuda ao Atlético fora de contexto

Na época dirigente do clube, atual prefeito disse que não pediria voto de cruzeirenses

Por BERNARDO ALMEIDA
Publicado em 27 de outubro de 2020 | 09:15
 
 
 
normal

Em uma publicação patrocinada em suas redes sociais, o candidato a prefeito de Belo Horizonte Lafayette Andrada (Republicanos) compartilhou um áudio em que o atual ocupante do cargo e candidato à reeleição, Alexandre Kalil (PSD), diz que, se fosse eleito para um cargo público, “ajudaria o Atlético”. O Tempo Checagem foi conferir a veracidade da publicação. 

Na publicação, Andrada utiliza uma foto do prefeito com a tarja “Vergonha” e escreve na legenda: “Esse é o jeito Kalil de governar, prioriza o Atlético, abandona Belo Horizonte, e já declarou que vai destruir o Cruzeiro. A Nação Azul precisa se unir e mostrar sua força. Vamos juntos, fazer BH grande novamente!” 

O áudio é verdadeiro, porém foi retirado de contexto. O candidato do Republicanos não colocou a data da declaração. A fala foi dita em novembro de 2013, para Breiller Pires, então repórter da revista “Placar”. Kalil era presidente do Atlético e ainda não tinha disputado cargo público, mas já era cotado em pesquisas de opinião para a disputa do cargo de governador de Minas Gerais. 

Ao ser perguntado sobre pedir apoio de atleticanos para um eventual cargo público, Kalil responde: “Eu acho muito cinismo se eu falar que quero ser eleito pra ajudar o Atlético lá. E cretino. Porque, eu estando lá, eu vou ajudar. Se me botar de juiz de futebol, eu vou roubar pro Atlético. Se me der oportunidade, eu ajudo o Atlético”. O repórter então pergunta se cruzeirense votaria nele, ao que diz. “Não sei, não vou pedir voto pra cruzeirense”. 

O próprio jornalista compartilhou esse áudio durante as eleições municipais de 2016, o que foi reverberado por torcedores do Cruzeiro na época. Agora, Andrada resgata a declaração para acenar aos eleitores cruzeirenses. Há duas semanas, em outra publicação, o candidato divulgou vídeo em que aparece junto com o integrante de uma torcida organizada do Cruzeiro. O torcedor pede voto para Andrada como forma de fortalecer o clube. 

Procurado, Kalil disse que não comentaria o assunto. 

Em pesquisa DataTempo/Quaest sobre as intenções de voto em cada candidato por torcedor dos clubes, encomendada pela Sempre Editora e divulgada ontem, Lafayette Andrada aparece com 1% dos votos entre cruzeirenses e 0% entre atleticanos. Kalil lidera entre as duas torcidas: 68% entre atleticanos e 54% entre cruzeirenses. A pesquisa ouviu 1.000 pessoas entre 19 e 21 de outubro. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. Registro no TRE-MG: MG-06804/2020. 

Então, embora Kalil tenha dito que “ajudaria o Atlético” se fosse eleito, a fala não foi proferida no período eleitoral.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!