Eleições 2020

PDT, do candidato Ivayr Soalheiro, fecha apoio a Marília Campos em Contagem

Felipe Saliba (DEM), adversário da petista no segundo turno, fez críticas a Soalheiro e disse que nunca o procurou; democrata aposta em conversas com vereadores eleitos

Por Bruno Menezes
Publicado em 17 de novembro de 2020 | 15:19
 
 
 
normal

O PDT, partido do presidente municipal da sigla em Contagem, na região metropolitana e candidato que ficou em quarto lugar na disputa pela prefeitura da cidade com 14.162 votos no último domingo (15), Ivayr Soalheiro, fechou nesta terça-feira (17) apoio à candidatura da petista Marília Campos, na disputa de segundo turno pelo executivo do município. O anúncio oficial da aliança foi feito em uma reunião no comitê do PDT, na região do Ressaca, também em Contagem.

De acordo com Ivayr Soalheiro, a escolha do partido se deu porque o entendimento é de que a candidatura da deputada estadual é mais consistente e não promoveu ataques no primeiro turno. “Ela manteve uma campanha limpa, sem ataques e foi a decisão que o PDT tomou. Seguindo a linha que nós adotamos no primeiro turno, foi a campanha mais propositiva e que não promoveu ataques pessoais”, declarou.

Em conversa com a reportagem de O TEMPO, Marília Campos (PT) confirmou o acordo e disse que ele foi firmado em âmbito municipal, estadual e nacional com o PDT. A aliança, segundo a postulante, também tem o objetivo de estreitar os laços com os governos Federal e Estadual para promover uma melhor governabilidade.  

“Eu fiz uma negociação nacional, estadual e municipal com o PDT, que me interessa muito. Não apenas pela questão eleitoral, como também como governabilidade, para melhorar a minha interlocução com o governo federal e o governo do Estado. Hoje eu estou preocupada não de apenas ganhar a eleição, é em governar e pra gente governar precisamos de parceria”, explicou.

A petista pontua que tem conversado com outros candidatos para garantir mais apoio no pleito e já se movimenta para promover diálogo com os vereadores eleitos para o próximo mandato.

Sem definição

O advogado Felipe Saliba (DEM), adversário de Marília Campos (PT) no segundo turno para a Prefeitura de Contagem, afirma que tem dialogado com vereadores eleitos e outros postulantes derrotados na disputa pelo Executivo de Contagem. Apesar disso, até o momento, nenhum acordo foi firmado. 

“Eu fiz o contato com os vereadores eleitos os parabenizando pela eleição. Fomos muito bem recebidos, recebemos as felicitações por estarmos no segundo turno, mas nada ainda foi definido quanto a essas avaliações”, contou. 

Em relação a um possível apoio do candidato Doutor Wellington (Republicanos), que ficou em terceiro lugar com 40.069 votos, Saliba explica que todo projeto venha agregar propostas é bem vindo. “Falei com o Doutor Wellington ontem pela manhã, o parabenizando pela votação que teve. Não tive uma reunião pessoal com ele ainda, mas todo o apoio de candidatos que tenham propostas parecidas com o nosso projeto é bem importante”, afirmou.

Sem surpresa

Saliba afirmou nesta terça-feira (17) que não se surpreendeu com a aliança firmada entre Ivayr Soalheiro (PDT) e sua adversária no segundo turno de Contagem, Marília Campos (PT). O postulante diz que nunca procurou soalheiro por haver uma divergência quanto às propostas.

“A gente nunca procurou o candidato para buscar uma aliança porque as propostas dele não convergem com a nossa. Ele também foi um candidato que durante todo o governo do atual prefeito esteve a frente de uma secretaria e houve um desvio de recurso nessa secretaria muito amplo, o que prejudicou os moradores que dependem do bolsa-moradia na cidade. Não temos interesse em alianças com candidatos que são investigados”, pontuou.

Ivayr Soalheiro é ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Prefeitura de Contagem. No mês passado foi alvo de operação do Ministério Público de Minas Gerais que investiga desvio de recursos do programa Bolsa Moradia em Minas. Na época, Soalheiro negou as acusações e disse que estava sendo vítima de uma perseguição política.

 

Matéria atualizada às 21h.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!