Twitter

Perfis recém-criados e com imagens falsas impulsionam campanha de João Vítor

Conforme constatou a reportagem de O TEMPO, contas no Twitter seguem mesmo padrão de interação; uma delas utiliza imagem de uma moça que já faleceu

Por Sávio Gabriel
Publicado em 10 de novembro de 2020 | 15:00
 
 
 
normal

A campanha do candidato à prefeitura de Belo Horizonte João Vítor Xavier (Cidadania) nas redes sociais vem sendo impulsionada em parte por perfis criados no último mês de outubro e que compartilham em sua maioria conteúdos relacionados ao postulante. Além disso, conforme verificou O TEMPO, uma das contas que se posiciona a favor do candidato do Cidadania utiliza a imagem de uma pessoa que faleceu no início do ano.

Após a publicação desta matéria, todos os perfis citados na reportagem foram apagados.

É o caso da usuária que se identifica como Júnia Costa (twitter.com/juniacosta72). Em sua descrição, ela se define como “casada, feliz, belorizontina, professora, atleticana, apaixonada pela vida!!”. A conta foi criada em outubro e quase a totalidade de suas postagens são referentes à campanha de João Vítor: seja compartilhando conteúdos postados por ele, comentando em postagens realizadas por ele ou por veículos de imprensa, como O TEMPO.

A imagem utilizada na conta é na verdade de Sirlene Antonelli, que era natural da cidade de Cianorte, no Paraná, e que conforme matérias publicadas em janeiro deste ano faleceu nos Estados Unidos, país onde ela vivia há 10 anos. É possível verificar que trata-se da mesma pessoa ao fazer uma pesquisa pela imagem na internet.

Em outra conta, apesar de o autor se identificar como servidor público residente na capital mineira, a foto de perfil foi retirada da internet. A imagem do usuário José Antônio Rocha (twitter.com/joseantrocha) na verdade é de demonstração de um aplicativo que deixa as pessoas com aparência mais velha que foi retirada do site Olhar Digital.

A reportagem também identificou outras contas criadas em outubro e que impulsionam os conteúdos de campanha, seja comentando ou compartilhando as postagens de João Vítor. É o caso de Renato Mourão (twitter.com/renato_mouraao) e Maria Carolina (twitter.com/MariaCarolina_2). O padrão de comentários de todas essas contas segue o mesmo: com elogios à candidatura de João Vítor e críticas aos demais concorrentes à Prefeitura de Belo Horizonte.

Em uma postagem feita, Maria Carolina é questionada por outro usuário pelo fato de sua conta ter sido criada em outubro, já durante a campanha. “Houve uma campanha para que os apoiadores dele se engajassem nas redes sociais”, disse ela, afirmando que “defende” o seu candidato.

 

Resposta

A reportagem entrou em contato com a equipe de João Vítor Xavier e questionou se havia conhecimento de quem são as pessoas por trás dos perfis. Por meio de nota, o parlamentar informou desconhecer o fato. “Tenho mais de 345 mil seguidores em todas as minhas redes sociais. É impossível conhecer todas as pessoas. Nem as que me elogiam, tampouco as que me criticam”.

Embora uma das apoiadoras tenha falado que houve uma campanha para que houvesse engajamento nas redes sociais, a assessoria de imprensa ressaltou que não há conhecimento deste fato.

Após a publicação desta matéria, o deputado entrou em contato com a reportagem e disse que entraria com uma queixa na Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético para apurar o caso. O candidato afirmou ainda que tem certeza de que a criação desses perfis foi realizada com o objetivo de atingir a sua campanha e criticou a reportagem feita por O TEMPO.

João Vítor também afirmou que espera que os fatos sejam devidamente apurados e disse que a agência responsável por sua comunicação digital não tem nenhum envolvimento nessa questão. No entanto, ele afirmou que “se foi feito por qualquer pessoa ligada a minha campanha, vai ter que responder judicialmente”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!