Levantamento

Pesquisa eleitoral em BH: Kalil lidera disputa com 64,8%, aponta DataTempo/CP2

Vantagem é a maior já registrada nos levantamentos feitos no certame até o momento

Por Ricardo Corrêa
Publicado em 19 de outubro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

A mais nova pesquisa DataTempo/CP2, contratada pela Sempre Editora e realizada entre os dias 12 e 14 de outubro, aponta o prefeito Alexandre Kalil (PSD) com 64,8% das intenções de voto e com grande chance de vencer as eleições ainda no primeiro turno. Todos os outros candidatos aparecem numericamente abaixo dos 5% dos votos e empatados tecnicamente entre eles. O tamanho da vantagem fica ainda mais visível quando, desconsiderando-se os brancos, nulos, indecisos e os que não responderam, pode-se projetar que o prefeito e candidato à reeleição tem hoje cerca de 80% dos votos válidos.

A vantagem de Kalil na pesquisa DataTempo/CP2 é maior do que a mostrada em outros levantamentos. Na pesquisa Datatempo/Quaest divulgada no dia 5 de outubro, o candidato do PSD aparecia com 53% dos votos válidos. No entanto, não é possível fazer uma comparação exata dos dois levantamentos, realizados por institutos diferentes e com diferenças metodológicas. Kalil também aparece mais forte do que na pesquisa Ibope, divulgada pela TV Globo na última quinta-feira. Nela, ele aparecia com 58% das intenções de voto.

No levantamento do DataTempo/CP2, enquanto Kalil apresenta 64,8% das intenções na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados), João Vítor Xavier (Cidadania) aparece numericamente em segundo, com 4,4%. Já Áurea Carolina (PSOL) foi citada por 3,3%. Atrás deles, Bruno Engler (PRTB) registrou 1,7% das intenções e Nilmário Miranda (PT), 1,6%. A lista prossegue com Rodrigo Paiva (Novo) somando 1,2%; Luísa Barreto (PSDB), 0,8%; Wendel Mesquita (Solidariedade), 0,8%; Cabo Xavier (PMB), 0,5%; Marcelo Souza e Silva (Patriota), 0,5%; Wanderson Rocha (PSTU), 0,4%; Lafayette Andrada (Republicanos), 0,3%; Fabiano Cazeca (PROS), 0,3%; Marília Domingues (PCO), 0,2%; e Wadson Ribeiro (PCdoB), 0,1%. Os eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou que dizem que não votarão em ninguém são hoje 9,7%. Os que não souberam ou não responderam são 9,7%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são citados aos entrevistados, são 58,4% os que apontam a preferência em Alexandre Kalil. Nesta modalidade, Áurea Carolina aparece numericamente em segundo, com 1,9%, à frente de João Vítor Xavier, que registrou 1,5%. Bruno Engler foi citado por 1% dos eleitores; Nilmário Miranda, por 0,7%; Rodrigo Paiva, por<TB>0,5%; e Luísa Barreto (PSDB), por 0,2%. Fabiano Cazeca, Cabo Xavier (PMB), Lafayette Andrada e Wanderson Rocha (PSTU) foram citados por 0,1% cada um. Houve ainda citação a outros nomes, alguns que não estão disputando as eleições, por 0,5% dos eleitores. Os que não souberam, não responderam ou se disseram indecisos são 26,5%. Os que apontaram voto em branco, nulo ou disseram que não votarão em ninguém são 8,7%.

Registro. Pesquisa Datatempo/CP2, contratada pela Sempre Editora, com 1.500 eleitores de BH, entre 12 e 14 de outubro. Margem de erro: 2,53 pontos percentuais para mais ou para menos. Nível de confiança: 95%. Registro no TRE: MG-07977/2020.

Mais da metade diz não mudar mais voto

No levantamento realizado pelo DataTempo/CP2, mais da metade do eleitorado de Belo Horizonte afirma que já definiu seu voto e que não mudará essa posição de jeito nenhum. Foi essa a resposta de 51,3% dos entrevistados pela pesquisa. Já para 18,2%, essa é uma decisão firme, mas que poderá mudar no decorrer da campanha. O levantamento aponta ainda que a decisão já tomada, para 10,9% dos eleitores, é apenas uma preferência inicial, que durante a campanha poderá mudar. Os que dizem que ainda não decidiram o voto são 17,9%. Os que não souberam ou não responderam a essa questão são 1,7%.

Outra boa notícia para o líder das pesquisas é que, entre os que dizem que sua decisão já é definitiva e que não pretendem mais mudar de posição, 82,58% declaram voto em Alexandre Kalil. Nessa faixa, João Vítor registra 2,66% e Áurea soma 2,21%. São 6,17% os que já decidiram votar em branco ou nulo.

De acordo com o instituto CP2, devido a diferenças identificadas entre as cotas de escolaridade definidas e o resultado da coleta dos dados, foi realizada uma ponderação dos resultados pela escolaridade. Desse modo garantiu-se uma amostra representativa da população.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!