Frente democrática

Sem França, Boulos recebe apoio do PSB e outros partidos de esquerda em ato

Psolista reuniu representantes das siglas no que chamou de 'frente democrática por São Paulo' na disputa pela prefeitura com Covas

Por FOLHAPRESS
Publicado em 20 de novembro de 2020 | 14:52
 
 
 
normal

O candidato Guilherme Boulos (PSOL) reuniu representantes de partidos que o apoiam no segundo turno, nesta sexta-feira (20), para o lançamento do que foi batizado como "frente democrática por São Paulo".

PT, PDT, PC do B, PSB e Rede, além de PCB e UP, que já tinham feito parte da coligação no primeiro turno, endossaram a campanha do PSOL e reiteraram a adesão de líderes nacionais das legendas, como o ex-presidente Lula (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede).

França não se manifestou

Jilmar Tatto (PT) e Orlando Silva (PC do B), foram candidatos no primeiro turno, estavam ao lado do candidato. Márcio França (PSB) não declarou ainda seu posicionamento, apesar de a executiva nacional do partido ter decidido nesta quinta-feira (19) pelo apoio a Boulos.

A cúpula nacional da legenda repassou a orientação ao diretório municipal, que ainda não se manifestou. A reportagem não obteve contato com o presidente municipal do PSB, o vereador Eliseu Gabriel.

"Aguardo decisão do PSB local, que é estatutariamente competente para isso", disse França ao jornal Folha de S.Paulo na noite desta quinta.

No ato desta sexta, no auditório de um hotel no centro de São Paulo, o partido foi representado pelo filiado Fernando Guimarães, que discursou em nome do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira.

Questionado, Boulos disse ainda ter a expectativa da declaração de apoio de França, com quem rivalizou no primeiro turno pelo voto da esquerda. O postulante do PSOL disse que ambos fazem oposição a João Doria e Bruno Covas (PSDB) e que França será bem-vindo na frente que montou.

Nas falas, dirigentes partidários exaltaram a união em torno de Boulos como um marco histórico, criticaram os governos do PSDB e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e homenagearam João Alberto Freitas, homem negro espancado por seguranças do Carrefour em Porto Alegre.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!