Mapa interativo

Veja o mapa com os resultados do segundo turno em todo o Brasil

Apenas 17 das 57 disputas tiveram viradas, três delas em capitais

Por Cristiano Martins
Publicado em 29 de novembro de 2020 | 23:24
 
 
 
normal

 

O segundo turno das Eleições 2020 teve poucas surpresas e foi decidido com viradas em apenas 17 das 57 cidades brasileiras nas quais a população foi às urnas neste domingo (29). Em 40 municípios (70%), o vencedor da primeira rodada confirmou o favoritismo.

Dentre as reviravoltas, apenas três aconteceram em capitais. Em Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) pulou de 30,65% dos votos no primeiro turno para 51,15% das preferências e superou Abílio Junior (Podemos). Já em Maceió, JHC (PSB) foi de 28,56% para 58,64% contra Alfredo Gaspar (MDB). Por fim, David Almeida (Avante) ultrapassou Amazonino Mendes (Podemos) em Manaus, saindo de 22,36% para 51,27%.

Também foram registradas viradas em Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Feira de Santana (BA), Franca (SP), Joinville (SC), Mauá (SP), Mogi das Cruzes (SP), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Santa Maria (RS), São Gonçalo (RJ), São Vicente (SP), Taboão da Serra (SP) e Vitória da Conquista (BA).

A disputa mais apertada aconteceu em Taboão da Serra, com somente 1.695 votos de vantagem para Aprigio (Podemos) em relação a Engenheiro Daniel (PSDB). Já a vitória mais tranquila foi registrada em Boa Vista (RR), com 96 mil votos de diferença para Arthur Henrique (MDB) sobre Ottaci (Solidariedade).

Sub Judice

Dois candidatos obtiveram a maioria dos votos, mas ainda não estão considerados eleitos. Wladimir Garotinho (PSD) venceu em Campos dos Goytacazes, e Rubens Bomtempo (PSB) levou a melhor em Petrópolis, também no Estado do Rio de Janeiro. Ambos, no entanto, dependem de decisões da Justiça Eleitoral para assumirem o cargo no ano que vem.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!