Eleições 2020

Vittorio lidera com 57,5% das intenções em Betim, aponta pesquisa DataTempo/CP2

Prefeito e candidato à reeleição tem hoje condição de vencer corrida no 1º turno

Publicado em 21 de outubro de 2020 | 06:00

 
 
Prefeito de Betim, Vittorio Medioli Prefeito de Betim, Vittorio Medioli Foto: Fred Magno / O Tempo
normal

Pesquisa DataTempo/ CP2 contratada pela Sempre Editora e realizada entre os dias 12 e 16 de outubro aponta que o prefeito e candidato à reeleição Vittorio Medioli (PSD) lidera a disputa na cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Com 57,5% das intenções de voto no levantamento estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados), ele pode vencer a corrida eleitoral até mesmo no primeiro turno.

Isso fica mais visível quando se faz uma projeção de votos válidos (excluindo-se os entrevistados que pretendem votar em branco ou nulo ou que estão indecisos). Por esse critério, utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar os resultados das urnas, Vittorio Medioli teria hoje 71,6% dos votos válidos.

Estimulada

No levantamento em que os nomes dos candidatos são apresentados, atrás de Vittorio Medioli, que aparece com 57,5%, está a candidata do PT e ex-prefeita da cidade, Maria do Carmo Lara. Ela foi citada por 14,7% dos eleitores da cidade.

Todos os demais candidatos em Betim estão empatados tecnicamente na corrida eleitoral, considerando a margem de erro de 2,13 pontos percentuais para mais ou para menos. Numericamente, porém, quem aparece em terceiro é Dr. Vinícius Braga (Rede), que foi citado por 3,7% dos entrevistados no levantamento. Atrás dele aparece Junio Araújo (Solidariedade), que foi a opção de 1,6% dos eleitores consultados pelo instituto. Já Dr. Xaropinho (MDB) obteve 1% das intenções de voto na pesquisa DataTempo/CP2.

Completando a lista, Gabriela Clemente (PSOL) foi citada por 0,7%; Fernando Mendonça (PRTB) registrou 0,6%; e Zulu (PCB) somou 0,4% das intenções.

Ao todo, 10,6% dos eleitores afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo. Além disso, 9,2% dos entrevistados pelos pesquisadores não souberam ou não responderam aos questionamentos na pesquisa estimulada.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Vittorio Medioli também apareceu com boa vantagem. Ele foi citado por 48,9% dos entrevistados nessa modalidade de levantamento. Em segundo lugar, Maria do Carmo Lara registrou 4,9% das citações no eleitorado betinense. Dr. Vinícius Braga foi lembrado como candidato por 0,9% dos entrevistados, mesmo índice de Junio Araújo. Já Dr. Xaropinho foi apontado como opção por 0,2% dos eleitores. Gabriela Clemente, por sua vez, teve 0,1%. Já Fernando Mendonça e Zulu não atingiram nem mesmo 0,1% na pesquisa espontânea.

Houve ainda citações de outros nomes que não estão na disputa, incluindo políticos de fora do município, por 1,5% dos eleitores consultados pela pesquisa. Por outro lado, 10,8% dos eleitores de Betim disseram que votarão em branco ou nulo. Os que não souberam ou não responderam na pesquisa espontânea foram 31,8%.

Mais uma

Os resultados da pesquisa DataTempo/CP2 são semelhantes aos da pesquisa DataTempo/Quaest divulgada em 7 de outubro. Naquele levantamento, Vittorio Medioli aparecia com 54% das intenções, e Maria do Carmo registrava 11%. Porém, como são institutos diferentes e com metodologias distintas, não é possível fazer uma comparação direta.

Decisão é definitiva para a maioria

A pesquisa DataTempo/CP2 para a corrida eleitoral em Betim aponta que a maior parte do eleitorado da cidade já definiu seu voto e não pretende mais trocar de candidato.

Para 54,1% dos eleitores, a escolha apontada na pesquisa se traduz em uma decisão definitiva, que não mudará de jeito nenhum. Além disso, outros 12,2% afirmam que tomaram uma decisão firme, mas que poderá mudar no decorrer da campanha. Índice igual aponta que a escolha colocada para os entrevistadores é apenas uma preferência inicial, que durante a campanha poderá mudar. Os que não decidiram o voto são 20,5%. Os que não sabem ou não responderam somam 1%.

Entre os que dizem que sua decisão é definitiva e não deve mudar de jeito nenhum, 70,69% escolhem como candidato o prefeito Vittorio Medioli (PSD), o que tende a dificultar uma virada em Betim. 

Registro

A pesquisa DataTempo/CP2 contratada pela Sempre Editora foi realizada com 2.112 eleitores, entre 12 e 16 de outubro. Margem de erro: 2,13 pontos percentuais para mais ou para menos. Nível de confiança: 95%. Registro no TRE: MG-09129/2020.