Imposto Municipal

Wanderson Rocha diz que milionários de BH precisam ‘pagar a conta da crise’

Candidato do PSTU afirma que isenção do IPTU precisa ser pensada para pequenos empresários e trabalhadores mais pobres

Por Carlos Amaral
Publicado em 09 de novembro de 2020 | 19:03
 
 
 
normal

Wanderson Rocha (PSTU) afirmou nesta segunda-feira (09) que pretende, caso seja eleito, implantar em Belo Horizonte a cobrança progressiva do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para o candidato, essa medida fará com que milionários e donos de grandes empresas “comecem a pagar o preço da crise financeira”.

Ele defende que os trabalhadores “sempre pagam a dívida de uma crise que não criaram” e, por isso, é importante revisar toda a lógica do IPTU e de outros impostos municipais em BH. Wanderson lembra que imóveis com mais infraestrutura e serviços oferecidos também precisam ter uma avaliação diferenciada.

“O IPTU será progressivo. É uma forma de aplicação do imposto que cobra de forma diferente imóveis que são diferentes. Quem é milionário, mora em áreas nobres e donos de grandes empresas devem pagar mais, e não serem isentos do pagamento como os governos fazem”, destacou o candidato.

Wanderson, no entanto, propõe que famílias de baixa renda não paguem o imposto municipal, nem donos de imóveis – residenciais ou comerciais – com valor venal de até 200 mil reais. Ele também acredita que o adensamento familiar precisa ser considerado nos descontos e isenções.

A candidatura do PSTU pretende reaver valores sonegados por grandes empresas, para que a administração não beneficie quem tem mais dinheiro e continue cobrando de quem não pode pagar. O candidato ainda chama a atenção para áreas que sofreram valorização nos últimos anos. Ele afirma que é importante ouvir os moradores desses locais para que as famílias “não sejam expulsas de suas casas por não conseguirem mais pagar o IPTU”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!