O turismo cervejeiro vem crescendo em Minas, no Brasil e em todo o mundo. Um tour pelas cervejarias é uma boa oportunidade para conhecer o processo de produção de cerveja artesanal, sentir os aromas e sabores da produção da bebida, além de possibilitar conhecer os principais rótulos das fábricas visitadas em uma sessão de degustação guiada. Em Belo Horizonte, Nova Lima e no interior, várias marcas abrem suas portas para os consumidores maiores de 18 anos, o que pode ser uma boa opção de passeio para casais, famílias, grupos de amigos e até de trabalho.
Hofbräuhaus BH. Situada no Lourdes, a cervejaria oferece visitação a cada 15 dias, aos sábados, para grupos de no máximo 20 pessoas para conhecer a estrutura da cervejaria, sua história e como são produzidos os quatro estilos de cervejas disponíveis no cardápio. Para agendar: visitaguiada.hofbraubh.com.br.
Backer. Em Belo Horizonte, a visita à Maternidade Cervejeira, que fica no Olhos D’Água, região Oeste da capital, tem duração de uma hora e inclui a degustação de seis rótulos, sendo que um deles é tirado diretamente do tanque, fresco. As visitas são realizadas sempre aos sábados, às 11h, e podem ser marcadas pelo telefone (31) 3228-8888 e também pelo site da cervejaria: lojavirtualbacker.com.br.
Loba. Localizada na fazenda Guarará, em Santana dos Montes, oferece programas de visitação às quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h, e aos sábados e domingos, de 9h às 18h. O passeio dá direito à degustação. A fazenda possui outros atrativos, como um antigo alambique e uma adega de vinhos exclusivos. Agendamento: (31) 3726-1207 ou (31) 3814-0858.
Prussia Bier. Situada em São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central de Minas, realiza visitas guiadas para grupos com no mínimo cinco pessoas, para conhecerem suas instalações e suas cervejas. Cada pessoa ganha um suvenir. O agendamento deve ser feito previamente, pois os passeios são esporádicos e não possuem datas definidas. Agendamento: (31) 3852-3400.
Krug Bier. Localizada no Jardim Canadá, em Nova Lima, disponibiliza visitas aos sábados de manhã, para que as pessoas possam conhecer suas instalações e provar os rótulos à vontade. Os agendamentos são feitos às segundas e terças-feiras para grupos com no mínimo seis pessoas e no máximo 20. O tour é conduzido pelo mestre cervejeiro Alfredo Oliveira. Para mais informações: (31) 3507-0777.
Verace. Instalada no Jardim Canadá, a cervejaria oferece visita de 1h30 de duração à sua fábrica que possui equipamentos de última geração que inclui uma cozinha experimental para criação de novas cervejas. Cinco rótulos dos principais estilos da marca podem ser degustados durante a visita. O agendamento pode ser feito pelo site cervejariaverace.com.br.
Passeio por agência
Algumas agências de turismo oferecem pacotes para passar o dia visitando cervejarias, opção valiosa principalmente para o turista que tem poucos dias para conhecer BH. Os pacotes oferecidos pela Pampulha Turismo, por exemplo, incluem três ou quatro cervejarias, com degustação. Os visitantes ainda podem escolher se querem almoçar. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (31) 99979-1111. Os grupos são fechados, com no mínimo seis pessoas.
Depois do lúpulo, Skol destaca o malte
A Skol puro malte já pode ser encontrada nos principais supermercados e bares do país. O novo rótulo é produzido só com malte de cevada como fonte de açúcar, sem milho ou arroz. A ideia é oferecer mais uma opção aos consumidores da marca.
As pesquisas para criação do novo rótulo duraram cinco anos e foram feitas por cervejeiros brasileiros e belgas. “Ela foi desenvolvida no Centro de Inovação e Tecnologia da Cervejaria Ambev, no Rio de Janeiro”, explica Cibele Nunes, gerente regional de trade marketing da Skol.
A novidade chegou logo depois do lançamento de outra cerveja puro malte da marca: a Skol Hops, que hoje é responsável por cerca de 1% das vendas de toda a Ambev no Brasil. “Ao levar para o mercado a Skol Hops, caracterizada pelo uso de um blend especial de quatro lúpulos aromáticos, a marca democratizou um ingrediente essencial na fabricação da bebida, mas rodeado de tabus e pouco falado”, destaca Cibele.
Segundo ela, a curiosidade sobre o ingrediente provocou o aumento nas buscas no Google com a pergunta “O que é lúpulo?” durante o lançamento nacional ocorrido em setembro. Na lista de “o que é...”, o lúpulo apareceu na terceira colocação no Brasil.
Festa Irlandesa
Preparativos
Já começaram os trabalhos para a comemoração do St. Patrick's Day. Neste ano, o evento da Backer será no dia 16 de março no espaço Marô, bairro Olhos D’água. As atrações musicais serão definidas nos próximos dias. O Mercado Cervejeiro, no Jardim Canadá, também já iniciou os preparativos e divulgará os detalhes em breve.