AJUDA

Enchentes no RS: Lira defende MP para liberar créditos extras ao Estado

O presidente da Câmara dos Deputados falou após os parlamentares aprovarem o decreto de estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul

Por Gabriela Oliva
Publicado em 06 de maio de 2024 | 22:50
 
 
 
normal

BRASÍLIA. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), destacou nesta segunda-feira (6) a necessidade de agilidade nas medidas de auxílio ao Rio Grande do Sul, que enfrenta dificuldades após enchentes que resultaram em mais de 80 mortos. Ele mencionou a possibilidade de uma Medida Provisória (MP) para liberar créditos extras para o Estado.

"Todas as medidas legislativas neste momento são para atender ao Rio Grande do Sul, sem a possibilidade de afrouxar nossas metas fiscais para o resto do país. Isso inclui o controle de gastos com responsabilidade fiscal, como foi feito durante a pandemia."

Para Lira, o objetivo do projeto "é desburocratizar as ajudas para o Rio Grande do Sul e facilitar a recuperação fiscal, retirando amarras e permitindo mais amplitude de atuação".

Ele falou a jornalistas após a Câmara ter aprovado o projeto de decreto legislativo (PDL) que reconhece, até 31 de dezembro de 2024, o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Isso permite que a União não inclua no cálculo as despesas aprovadas por crédito extraordinário e as renúncias fiscais necessárias para lidar com as consequências sociais e econômicas da situação no Estado. Agora, o texto vai ao Senado.

Leite pode vir a Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados também falou que o Palácio do Planalto deve convidar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para uma agenda na capital federal.

"A partir de terça-feira (7) ou quarta-feira (8), creio que o governo deve convidar o governador Eduardo Leite, que tem demonstrado grande envolvimento na gestão desta crise no Rio Grande do Sul, para discutir se as nossas propostas estão alinhadas com as necessidades do Estado."

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!