Com a confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027, em decisão anunciada pela Fifa em Bangkok, na Tailândia, na madrugada desta sexta-feira (17), o Mineirão adotou uma iluminação especial para celebrar o feito.
O Mineirão é uma das dez arenas selecionadas pela CBF para sediar os jogos da Copa do Mundo feminina, na primeira vez em que a competição será disputada na América do Sul.
Para festejar o momento histórico, o Mineirão foi iluminado com as cores verde e amarelo.
A candidatura brasileira prevê oito jogos em Belo Horizonte, sendo cinco de primeira fase, um de oitavas de final, um de quartas de final e também a disputa do terceiro lugar.
É preciso ressaltar que essa programação ainda tem que ser ratificada pela Fifa. A decisão será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Organização
O processo da candidatura foi liderado pela CBF, com apoio do governo federal. A proposta mineira reuniu esforços de Mineirão, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Governo do Estado de Minas Gerais e Federação Mineira de Futebol (FMF).
Palco de seis partidas da Copa do Mundo Masculina de 2014, o Mineirão também recebeu jogos da Copa das Confederações (2013), Jogos Olímpicos (2016), Copa América (2019), além de duelos da seleção brasileira nas Eliminatórias para as Copa de 2018 e 2022.
“É uma imensa satisfação para o Mineirão receber mais uma competição internacional. E esta é ainda mais especial, porque contribui com o desenvolvimento do futebol feminino, que tem conquistado cada vez mais espaço”, ressaltou o diretor do Mineirão, Samuel Lloyd.
O plano do Mundial de 2027 faz ajustes nas capacidades dos estádios de acordo com a demanda de ingressos. O Mineirão, por exemplo, prevê públicos a partir de 27 mil pessoas, numa operação por setor como os clubes já fazem dependendo do jogo.
Além do Mineirão, outras instalações fazem parte do planejamento para a Copa. Cidade do Galo, Toca da Raposa II, Arena Independência e o Sesc Venda Nova funcionarão como centros de treinamentos em Belo Horizonte. Os estádios Mário Helênio (Juiz de Fora) e Arena do Jacaré (Sete Lagoas) também estarão com suas instalações preparadas para o uso das seleções.