Relembre!

Dia do Goleiro: as 5 defesas mais memoráveis do futebol; vídeos

Nesta sexta-feira (26/4), Dia do Goleiro, O TEMPO Sports relembra defesas históricas

Por O TEMPO Sports
Publicado em 26 de abril de 2024 | 06:00
 
 
 
normal

O Dia do Goleiro é celebrado nesta sexta-feira (26/4) no Brasil e, por isso, a equipe de O TEMPO Sports elegeu as cinco defesas mais memoráveis do futebol mundial. Confira!

  • Dida — Cruzeiro 1 x 0 Sporting Cristal, Libertadores 1997

    Uma sequência de duas defesas do ex-goleiro celeste deu a Libertadores de 1997 ao Cruzeiro. No Mineirão, o time precisava de uma vitória simples para levantar a taça e, após uma cobrança de falta, Dida defendeu a bola duas vezes de fora heroica. Veja: 
  • Victor — Atlético 1 x 1 Tijuana-MEX, Libertadores 2013

    Já nos acréscimos do jogo que valia vaga na semifinal da Libertadores, Victor usou o pé esquerdo para defender o pênalti batido por Riascos. Se a bola entrasse, o Atlético seria eliminado do torneio continental. Veja: 
  • Gordon Banks — Brasil 1 x 0 Inglaterra, Copa do Mundo 1970 

    No Mundial de 70, no México, a defesa feita pelo goleiro Gordon Banks, da Inglaterra, entrou para a história. O inglês usou a mão direita para defender uma cabeçada de Pelé, tirando a bola em cima da linha. Veja: 
  • René Higuita — Inglaterra 0 x 0 Colômbia, amistoso 1995 

    A “defesa do escorpião” é um dos lances mais memoráveis do futebol mundial e foi protagonizado pelo goleiro colombiano Higuita. Com os dois pés para cima, o arqueiro conseguiu afastar uma finalização. Veja: 
  • Dino Zoff — Brasil 2 x 3 Itália, Copa do Mundo 1982

    A defesa italiana, nos minutos finais da partida, barrou a seleção brasileira de Zico e Sócrates da final do Mundial. O goleiro Dino Zoff defendeu, já em cima da linha, uma cabeçada do zagueiro Oscar. Veja: 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!