Tire suas dúvidas

Concurso Unificado: entenda o que acontece após o adiamento das provas

O governo federal confirmou, nesta sexta-feira (3), que as provas não ocorrerão mais no domingo (5) em função das chuvas no RS

Por Manuel Marçal
Publicado em 03 de maio de 2024 | 16:27
 
 
 
normal

O governo federal confirmou, nesta sexta-feira (3), o adiamento da aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), que ocorreria no próximo domingo (5). A ministra da Gestão, Esther Dweck, destacou algumas informações sobre os desdobramentos desta decisão como a nova data provável. Saiba mais sobre este e outros pontos: 

Quando será a nova data de aplicação das provas do Concurso Unificado? 

O governo federal informou, nesta sexta-feira (3), que não existe uma nova data para a realização das provas. A previsão é que na próxima semana, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) confirme quando o exame ocorrerá. 

Qual a logística e custo do adiamento do Concurso Nacional Unificado? 

O governo federal ainda não tem uma estimativa de quanto custará aos cofres da União o adiamento do Concurso Unificado. Ainda assim, o exame só será realizado quando o governo federal tiver certeza de que existe viabilidade logística para aplicação dos testes. Ao todo, 65 mil salas haviam sido reservadas em 4 mil localidades diferentes em todo o território nacional. Cerca de 200 mil pessoas estão envolvidas na aplicação, fiscalização, transporte e segurança das provas.  

As questões da prova do Enem dos Concursos mudaram? 

A resposta é não. Segundo informou a ministra da Gestão e Inovação, o caderno de provas não vai sofrer alteração pelo adiamento das provas.  

O que o governo federal está fazendo para manter as provas em segurança? 

Desde quinta-feira (1º), os exames chegaram em todas as capitais brasileiras para serem redistribuídos para as cidades do interior, onde seriam aplicadas as provas.  O transporte é realizado pelos Correios, com escolta da Polícia Federal (PF) e Força Nacional. Segundo explicou a ministra Esther, cerca de 65% das provas já haviam chegado ao destino final.

Agora, com o adiamento do exame, o governo federal está retornando com os cadernos de questões para os centros de distribuições, que se concentram nas capitais. Conforme explicou a ministra, estes locais foram avaliados e conferidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).  

Posso pedir reembolso em função do adiamento do concurso?  

Sim, mas as informações sobre como fazer os pedidos de reembolso ainda serão oficializadas pelo governo.

Assista o pronunciamento da ministra de Gestão e Inovação sobre o adiamento do "Enem dos Concursos"

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!