Tragédia

Lula indica a ministro que 'não vai ter limite orçamentário' para atender o RS

Informação foi divulgada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, durante coletiva no Rio Grande do Sul, neste sábado (4)

Por Gabriela Oliva
Publicado em 04 de maio de 2024 | 18:33
 
 
 
normal

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ao lado dos ministros da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), realizaram uma coletiva de imprensa neste sábado (4), em decorrência das fortes chuvas que acometem a região

Aos jornalistas, Pimenta indicou que a orientação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é a de que não vai ter limite orçamentário para atender o Rio Grande do Sul. “O limite que vai ser colocado à disposição é o limite da necessidade. O presidente já disse. Não há limite orçamentário, de pessoal e de equipamento”.

Eduardo Leite também falou à imprensa, e afirmou que será preciso um Plano Marshall para a recuperação do Rio Grande do Sul.  “A gente vai precisar de um plano Marshall, como foi feito na reconstrução da Europa no pós-guerra, de um plano excepcionalidade de processos, recursos, e medidas extraordinárias, porque quem já foi vitima da tragédia não pode ser vítima da desassistência”.

Lula retornará ao RS

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retornará ao Rio Grande do Sul neste domingo (5) para acompanhar os trabalhos de resgate e prestar solidariedade aos moradores locais. A informação foi confirmada pelo ministro Paulo Pimenta.

O presidente e uma comitiva de ministros visitaram o Rio Grande do Sul na quinta-feira (2). Durante sua estadia no estado, após uma reunião com o governador Eduardo Leite, o presidente destacou que a prioridade absoluta neste momento é "salvar vidas".

"Num primeiro momento, nossa única tarefa é salvar vidas, cuidar das pessoas. Num segundo momento, precisaremos avaliar os danos e, a partir daí, buscar os recursos necessários para reparar esses estragos", acrescentou o presidente, expressando solidariedade ao povo gaúcho e às famílias das vítimas.

As chuvas já causaram 55 mortes no Rio Grande do Sul, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!