Credenciais

Novos dirigentes do futebol Cruzeiro somam 11 grandes títulos em 15 anos

Trio formado por Alexandre Mattos, Paulo Pelaipe e Edu Dracena embarca com time para a Colômbia, onde a Raposa enfrenta o Alianza Petrolera

Por Paula Coura
Publicado em 04 de maio de 2024 | 19:38
 
 
 
normal

O novo departamento de futebol da SAF de Pedro Lourenço começa a trabalhar efetivamente no Cruzeiro nesta semana, que começa no domingo (5/4). Edu Dracena, diretor técnico, foi o último integrante a desembarcar em BH, ainda no sábado. Junto a Paulo Pelaipe, diretor-executivo, e sob a batuta de Alexandre Mattos, CEO, eles têm a missão de monitorar o mercado, identificar reforços necessários e até fazer a ligação entre jogadores e o novo 'patrão'. Mas quais credenciais esse trio têm para a missão?

Dracena, Pelaipe e Mattos somam nada mais nada menos que 11 grandes títulos nos últimos 15 anos: cinco Campeonatos Brasileiros duas Libertadores e quatro Copas do Brasil. Veja:

Principais títulos nos últimos 15 anos

  • Alexandre Mattos (5): Campeonato Brasileiro (2013-2014, pelo Cruzeiro, e 2016 e 2018, pelo Palmeiras), Copa do Brasil (2015, pelo Palmeiras).
  • Paulo Pelaipe (4): Copa do Brasil (2009 pelo Corinthians, e 2013, pelo Flamengo), Campeonato Brasileiro (2019, pelo Flamengo), e Copa Libertadores (2019, pelo Flamengo).
  • Edu Dracena (2): Copa Libertadores e Copa do Brasil, ambos em 2020 e pelo Palmeiras. 

Primeira vez

Apesar de os três nunca terem atuados juntos em um mesmo clube, Mattos e Dracena já estiverem no Palmeiras em um mesmo momento. O então zagueiro encerrou a carreira nos gramados em 2018 e depois trabalhou como assessor de futebol do Verdão, enquanto o executivo Mattos passou por quatro anos no clube paulista, entre 2015 e 2019.

Mattos foi o primeiro a ser anunciado, antes mesmo de Pedro Lourenço oficializar a compra da SAF do Cruzeiro. O executivo é o braço-direito do empresário e já participa do dia a dia do clube. 

Há expectativa que os três, inclusive, sigam para a Colômbia junto ao elenco do Cruzeiro e o técnico Fernando Seabra. A Raposa enfrenta o Alianza Petroleira na próxima terça (7/5), jogo pela Sul-Americana, às 21h30. 

Tríplice Coroa 

Se Dracena conquistou enquanto jogador a Tríplice Coroa pelo Cruzeiro em 2003 (Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil), Paulo Pelaipe alcançou o feito similar pelo Flamengo em 2019, quando foi campeão do Brasileiro, da Libertadores e do Carioca.  

Com essas credenciais, Dracena, o último a chegar e se pronunciar sobre o novo trabalho, dá o tom do que o torcedor pode esperar do novo departamento de futebol.

“A mesma emoção que senti em 2003 estou sentindo agora em 2024, retornando ao clube onde tenho gratidão. Obrigado pela confiança. Podem ter certeza que vou fazer o meu melhor (...) Estou aqui para somar e vestir a camisa do Cruzeiro, porque eu sei o quão pesada ela é”, disse.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!