Trabalho

Jovens lotam Feirão de Empregos em Contagem por primeira oportunidade

Mais de 200 vagas foram ofertadas para pessoas de 14 a 24 anos de idade

Por Bruno Daniel
Publicado em 04 de maio de 2024 | 13:17
 
 
 
normal

Mais de 2.000 jovens encheram o estacionamento do Itaú Power Shopping, no bairro Cidade Industrial em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, para o Feirão de Empregabilidade da Juventude, neste sábado (4). Organizado pela prefeitura da cidade, o evento buscou aproximar empresas em busca de mão de obra e jovens de 14 a 24 anos que desejam se inserir no mercado de trabalho. Muitos dos participantes foram ao local em busca da primeira oportunidade profissional.

Aos 17 anos de idade e no 2º ano do Ensino Médio, Maria Clara Rodrigues de Freitas nunca teve nenhuma experiência profissional. A jovem foi acompanhada da mãe ao Feirão para ver as vagas disponíveis, sem uma área específica em mente. Para ela, o evento foi um facilitador para ter contato com as empresas.

"Eu já vinha buscando virtualmente, mas tive algumas dificuldades. Eu não estava achando alguma coisa que se encaixasse comigo, e também não estavam me chamando (para entrevista). Eu acho que o Feirão ajuda bastante", diz a jovem.

Também no 2º ano do Ensino Médio, Felipe Amâncio de Medeiros, de 16 anos, é outro jovem que estava tendo dificuldades para conseguir até mesmo uma entrevista de emprego. Ele viu no Feirão uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho não só para se desenvolver, mas também para começar a ter uma renda.

"Quero ajudar minha família. Comprar minhas coisas. Estou buscando na área de supermercado, que eu acho que é mais fácil. Sobre o Feirão, acho legal. É uma oportunidade", elogia. 

Mãe de Felipe, a dona de casa Dirlene Aparecida da Cruz, de 50 anos, fez questão de acompanhar o filho no Feirão. Ela afirma que o evento deu ao filho uma oportunidade que ela não teve.

"Na minha época, não podia trabalhar sendo menor. E agora já pode. Ele já pode até ter uma renda para futuramente fazer a faculdade, para ajudar em casa e para ele também", comemora.

Presente no evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar de Contagem, Daniela Tiffany, avalia que o evento é fundamental para auxiliar tanto empresas na busca por trabalhadores quanto para auxiliar jovens a entrar no mercado de trabalho. A gestora explica que, mais do que simplesmente dar uma vaga, é importante preparar os candidatos para o mundo profissional.

"O que a gente deseja é que esses jovens acessem uma oportunidade que crie uma melhor oportunidade para o futuro. Aqui a gente tenta associar cursos de marketing digital, perspectivas de acesso à informação e ao mundo digital, para que esse jovem possa ampliar as perspectivas dele a partir dessa oportunidade", esclarece.

Daniela também enxerga no evento uma maneira de trazer os jovens de volta para o mercado de trabalho após a retração econômica registrada na pandemia. 

"A gente tem uma lei de socioaprendizagem que obriga as empresas a manterem uma cota de menores. Nós tivemos uma retração dessas vagas no período da pandemia e no período pós-pandêmico. A gente percebe que está tendo uma retomada. E a gente vê que o crescimento econômico que o país está tendo traz a possibilidade de ampliar essas vagas", avalia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!