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Ferramenta de educação e desenvolvimento

Leia artigo de Gabriela Curi sobre atividade física no ambiente escolar

Por Gabriela Curi
Publicado em 18 de maio de 2024 | 07:00
 
 
 
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Por muito tempo considerada apenas um complemento ao currículo acadêmico, a prática da atividade física no ambiente escolar é cada vez mais reconhecida como um pilar fundamental. Ela não apenas promove o bem-estar físico, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes.

O corpo em movimento é um fenômeno humano complexo, que abrange aspectos pessoais, sociais, políticos, culturais e históricos. Nesse contexto, a disciplina de educação física tem como principal abordagem pedagógica a compreensão do corpo em relação ao nosso trânsito pelo mundo e, consequentemente, nas relações sociais.

Neste sentido, pensamos os conteúdos voltados para crianças e adolescentes como forma de promover o encontro e as descobertas, por meio da ludicidade, da cooperação, da solidariedade, da ética, do respeito, do cuidado e do afeto.

Entendemos que a aprendizagem também ocorre com e por meio do corpo. Ao vivenciar esse espaço de aprendizagem, o estudante tem a oportunidade de perceber que as experiências ali vividas trazem benefícios que vão além do ambiente escolar. Esses benefícios o capacitam a conquistar seu espaço, a se posicionar e a se relacionar.

O estudante, então, passa a ser visto como um multiplicador, protagonista e sujeito de sua própria aprendizagem, fortalecendo sua percepção de potencial e identidade.

Tudo isso pode ser observado em brincadeiras, jogos, danças, esportes, dribles, arremessos, cambalhotas, rodopios, escorregadas, nas artes cotidianas e nas aulas de educação física. E, ao praticar esses momentos, contribuímos para que cada estudante, a seu modo, adote este mesmo viver como uma forma saudável de participar e se relacionar com o mundo. 

Quando o corpo do estudante se torna o foco, ele também se torna o foco de sua própria aprendizagem. A partir dessa perspectiva, o aluno, como protagonista de seu processo pedagógico, faz desdobrar nossas práticas, desenvolvendo uma identidade positiva, senso de bem-estar e afeto que passam a fazer parte de sua integralidade.

É possível criar experiências pedagógicas a partir dessas práticas, que se tornam parte integrante do cotidiano e permeiam a vida escolar, familiar, social e global. Essa abordagem pode ser vista como uma pedagogia do movimento, na qual os conteúdos são percebidos por meio do corpo em movimento, que expressa sua motricidade e interage com o mundo, enfrentando desafios, se adaptando, evoluindo e criando e aproveitando oportunidades.

Portanto, investir na promoção da atividade física nas escolas, especialmente na educação infantil e no ensino fundamental, é investir no futuro. Além de promover uma vida saudável, prepara nossas crianças e jovens para enfrentar os desafios do mundo moderno, capacitando-os a serem competentes não apenas academicamente, mas também emocional e socialmente.

Gabriela Curi
Professora de educação física do Colégio Bernoulli

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