BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta sexta-feira (24) uma carta para apoiar os Jogos Pan-Americanos em 2031 nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói (RJ). Os prefeitos do Rio, Eduardo Paes (PSD), e de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), se encontraram com o presidente nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto.  

O resultado da candidatura deve ser divulgado em agosto. Até o momento, as cidades brasileiras são as únicas que se disponibilizaram para receber o evento. 

No documento entregue aos prefeitos, o presidente Lula citou que o Brasil sediou, por exemplo, os Jogos Olímpicos de 2016, e afirmou que o evento deu protagonismo ao país no cenário mundial de grandes acontecimentos esportivos. 

“Ao realizarmos os Jogos Olímpicos de 2016, demos uma demonstração ao mundo da pujança do nosso esporte, da América do Sul e da capacidade do Brasil em organizar grandes eventos esportivos e, em especial, abrimos portas para outras nações sul-americanas serem respeitadas ao pleitear a sede de edições olímpicas, sejam elas de Verão, de Inverno ou da Juventude. Agora, desejamos dar um novo impulso ao esporte no Brasil e nas Américas ao oferecer uma candidatura conjunta de duas cidades de destaque no país”, escreveu. 

O presidente também destacou que o governo federal dará apoio estrutural ao evento. 

“A República Federativa do Brasil, além de garantir financeiramente, assegura que todas as estruturas de sua administração trabalharão intensamente para organizar, promover, realizar e celebrar os XXI Jogos Pan-Americanos 2031”, declarou. 

Segundo Rodrigo Neves, Lula se mostrou animado e disse que, juntos, os municípios já têm quase 80% da infraestrutura pronta para o evento. O prefeito ressaltou também a importância do apoio do presidente.  

“Eu diria que realmente esse apoio do presidente Lula vai ser muito importante, decisivo, para a reunião que vai ter do COB agora dia 29, quarta-feira que vem, no Rio de Janeiro, onde o prefeito Eduardo Paes e eu vamos apresentar a proposta, dos jogos Rio-Niterói 2031 e depois, em agosto, o comitê executivo da Panam vai decidir finalmente”, explicou. 

Já Eduardo Paes afirmou que Lula é o “melhor cabo eleitoral” que a candidatura das cidades tem para a disputa, e lembrou que a união dos municípios para serem a possível sede conjunta do torneio marca os 50 anos da fusão entre os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. 

“E o presidente, mais uma vez, manifesta o seu apoio, sua compreensão desse papel que o Rio de Janeiro tem a cumprir. Como bem disse o Rodrigo, 80% das instalações estão prontas. O que tiver que fazer agora é temporário”, afirmou.