MOVIMENTO

RenovaBR tem perspectiva de eleger cerca de 170 prefeitos e vereadores no Brasil

Durante o encontro regional do RenovaBR, alunos do movimento participaram de painéis com políticos e professores do curso de formação de candidatos

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 22 de junho de 2024 | 17:14
 
 
 

O RenovaBR tem a perspectiva de eleger cerca de 170 candidatos entre prefeitos e vereadores no Brasil. A informação foi repassada por Rodrigo Cobra, diretor executivo do movimento, durante evento em Belo Horizonte neste sábado (22).

“Não é uma meta, mas acreditamos que os resultados vão ser muito próximos ao que ocorreu no ciclo (eleitoral) de 2020, quando tínhamos 1.050 alunos candidatos a vereadores e prefeitos e elegemos 141 vereadores, 13 prefeitos, dois vice-prefeitos e alguns que eram vereadores e, hoje, são deputados estaduais e federais”, avalia.

Durante o encontro regional do RenovaBR, alunos do movimento participaram de painéis com políticos e professores do curso de formação de candidatos. Dentre os participantes, estavam o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), o chefe de gabinete do deputado Pedro Aihara (PRD) na Câmara dos Deputados, Maycon Juan, e a vereadora de Uberaba Rochelle Bazaga (PDT).

“Hoje, neste sábado, o RenovaBR está fazendo um encontro regional Minas Gerais. O Estado é um dos que o RenovaBR mais tem alunos, são 350. Vale reforçar que são alunos extremamente diversos entre si, metade são mulheres, metade são homens, temos 56% de pretos, pardos e indígenas nessa turma de Minas Gerais, assim como nos 2.113 alunos no Brasil”, diz Cobra.

Com abertura dos diretores-executivos do RenovaBR, Bruna Barros e Rodrigo Cobra, o encontro teve seis palestras, com o objetivo de complementar os estudos dos alunos com dicas práticas de especialistas com experiência em temas políticos. A primeira foi um painel com Azevedo, Rochelle e Maycon.

A segunda palestra foi focada em temas que envolvem política, igualdade racial e diversidade e teve a participação do cientista social e mestre em políticas públicas, Helton Souto. A terceira tratou sobre como deixar uma marca no eleitor e foi ministrada pela jornalista e estrategista de imagem Deniza Gurgel.

O empreendedor e professor do RenovaBR, Alan Bueno, ainda tratou de mobilização digital. Na sequência, a conselheira do RenovaBR, Irina Bullara, conduziu um painel sobre autoconhecimento na política. Por fim, Humberto Dantas, professor e consultor de educação da escola, fez uma palestra sobre desafios eleitorais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!