BRASÍLIA — Horas depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeá-la ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann embarcou com o petista para o Uruguai, onde participam da cerimônia de posse de Yamandú Orsi, eleito pela Frente Ampla, neste sábado (1º).
Após a agenda, a comitiva de Lula retornará a Brasília, e a expectativa é que o grupo desembarque na Base Aérea da capital no início da noite — encerrando o único compromisso público marcado para o presidente no Carnaval.
A ida ao Uruguai é a primeira agenda pública de Gleisi Hoffmann na articulação política do Palácio do Planalto, e também a primeira viagem de Lula após a cirurgia em dezembro que drenou um coágulo na cabeça do presidente.
A comitiva petista chegou ao Uruguai ainda nessa sexta-feira (28), e à noite, Lula se encontrou com Yamandú e os presidentes Gabriel Boric, do Chile, e Gustavo Petro, da Colômbia, na embaixada do Brasil em Montevidéu. Neste sábado, antes da cerimônia de posse, Lula terá uma reunião com o presidente da Alemanha, Fran-Walter Steinmeier.